top of page

Motoqueiros que evangelizam

  • Priscila Castro
  • 1 de ago. de 2015
  • 3 min de leitura

Atualizado: 4 de abr. de 2020


Fotos: Divulgação

Sob o lema "Fazer o que é preciso, do jeito que eu gosto", um grupo de 22 motociclistas filiados ao Adventist Motorcycle Ministry – AMM (Ministério de Motociclistas Adventistas) percorre o país associando a paixão por pilotar ao desejo de ajudar o próximo. O objetivo deles é promover ações beneficentes e conscientizar os condutores a aproveitar o hobby e ter segurança na estrada.

Para a técnica em enfermagem Carla Firmo, participar do projeto é como realizar um sonho.

"Sempre gostei de pilotar e participar dessas aventuras, e é emocionante. Já fomos a Guarapari, Conceição de Macabu e Búzios, também participamos de vários encontros nacionais de motociclistas. O grupo é organizado, temos o capitão de estrada, que vai à nossa frente, conduzindo o comboio, e, ao final, a moto mais possante, que chamamos de "ferrolho", para monitorar o comboio e avisar ao capitão de estrada sobre acidentes ou defeitos em moto para que o grupo pare e dê assistência. Às vezes mudo meu horário de plantão, pois com o grupo posso fugir da rotina, que é estressante, e me aventurar. Tenho dois filhos, eles me incentivam e acham o máximo a mãe viajar com motociclistas. Juntamos o útil ao agradável, distribuindo livros e incentivando as pessoas a ter uma vida saudável, tanto no setor físico quanto no espiritual", diz ela.

Quando questionada sobre como conheceu a associação, Carla relatou que por trabalhar com o Dr. Raphael Barreto, diretor da associação em Campos dos Goytacazes, foi convidada e não hesitou.

Dr. Raphael Barreto, médico, membro da igreja Adventista em Campos desde 1982, fundador do AMM em Campos, diz que através do site oficial da AMM tomou conhecimento da possibilidade de evangelizar sobre duas rodas. "Seria a oportunidade ajudar o próximo, com distribuição de livros, água nos sinais de trânsito e outras ações promovidas pela associação, além do mais importante para mim, que é levar a palavra de Deus para o necessitado ou aflito", conta, acrescentando que a filha, Laura Barreto, de 12 anos, também é membro assídua do AMM e participa rodando com o grupo, na garupa da moto do pai.

O AMM foi fundado no estado da Flóriada (EUA), em 2008, por Miguel Dominguez, em parceria com a igreja Adventista. Já em Campos, o ministério foi inaugurado em março deste ano.

“Entramos em contato com a diretoria nacional e recebemos o estatuto. Fizemos nossa inscrição, logo fomos autorizados a fundar o AMM - Campos. Então começamos a estruturar a diretoria, a desenhar um modelo de agenda e definir nosso volume de trabalho. Contamos com médicos, enfermeiras e fisioterapeutas”, disse o vice-diretor do AMM Campos, André Cabrerizo.

Para participar do grupo de motociclistas é fácil: não é necessário ser membro da igreja Adventista, nem possuir moto ou carro. Basta ter o desejo de ajudar pessoas carentes e necessitadas. Eles trabalham com agendamento e através das redes sociais. Confira a página no facebook, https://www.facebook.com/ammcampos?fref=ts ou faça contato via telefone com um dos diretores: André Cabrerizo (22) 992270180 ou Dr. Raphael Barreto (22) 997303730.

Como conheci o grupo

"Este é um presente para você, sobre saúde e bem estar", ao ouvir esta frase deparei-me com uma motociclista, vestindo roupas de couro e o escudo da associação, carregando em suas mãos alguns exemplares do livro "Viva com Esperança – Segredos para ter saúde e qualidade de vida", escrito por Mark Finley e Peter Landless.A mulher que me abordou chama-se Nete Fernandes e pilota há mais de 10 anos ao lado do marido, Luiz Antônio, ex-diretor do Moto Club de campos.

Ao folhear algumas partes do livro, deparei-me com temas como: "O Peso da Obesidade", "Alimentação Milagrosa", entre outros, que abordam e dão dicas de como desenvolver hábitos alimentares saudáveis e alcançar equilíbrio emocional, com trechos e exemplos de personagens bíblicos, como a história do "Rei Salomão" e a de "Elias".

bottom of page