top of page

Campos recebe 1º Festival de Food Truck

  • Redação Goitacá Informa
  • 4 de mar. de 2016
  • 2 min de leitura

Atualizado: 6 de abr. de 2020


O food truck "Le Blanc" é presença confirmada no festival (Foto: Divulgação)

“Diferente, único e com estilo próprio”. Assim foi o 1º Festival de Food Truck de Campos. Com entrada franca, o evento, que aconteceu nos dias 4, 5 e 6 de março, reuniu mais de 40 mil pessoas na avenida 28 de Março, ao lado do Comfort Hotel, em frente ao Shopping Avenida 28. Devido ao grande sucesso, a 2ª edição do evento está prevista para Agosto deste ano.

Organizado pela Flash Eventos, o festival misturou música, gastronomia e diversão, contando com cerca de 30 trucks (caminhões de comida) e bikes (bicicletas) trazendo sabores de diversas partes do mundo. Na sexta-feira (4/3), ele aconteceu das 17h às 23h. No sábado (5), de 12h às 23h, com a presença do chef Jimmy MacManis, o “Ogro” do programa Mais Você, da Rede Globo, que realizu=ou um workshop às 16h. No domingo (6), o evento aconteceu de 12h às 20h.

História Apesar de só ter chegado a Campos agora, a moda dos "Food Trucks" já é antiga e famosa internacionalmente. Foi em 1872, graças ao americano Walter Scott, que a moda dos “caminhões de comida” se espalhou pelo mundo inteiro. Walter Scott vendia tortas, sanduíches e cafés para trabalhadores de fábricas na cidade de Providence, no Estado de Rhode Island, nos Estados Unidos. Os operários precisavam de comida barata e rápida, e os sanduíches vendidos em carrinhos eram uma boa opção. Até o começo do ano 2000, os food trucks ainda carregavam o estigma de comida barata. Isso mudou com a crise econômica de 2008, que levou muitos restaurantes a fechar suas portas. Sem opção, alguns chefs investiram na velha modalidade despojada de fazer comida, mas investindo seu talento em pratos “gourmet”.

Jeito brasileiro No Brasil, a febre chegou em 2012 no Estado de São Paulo, mas hoje já existe em muitas cidades brasileiras. E Campos, a maior cidade do interior Estado do Rio de Janeiro, não poderia ficar de fora. O estudante Charles Pereira, de 23 anos, se mostra entusiasmado com a novidade.

Começo do 1º dia do festival em Campos. (Foto: Catarine Barreto)

"É muito legal ver uma cidade de interior, como Campos, abrindo o leque de eventos e trazendo algo tão moderno e diferente de tudo o que vemos no município. Principalmente algo que é tão comum em importantes cidades ao redor do mundo”, disse. A jovem de 19 anos Sara Cristina da Silva, que mora em Campos há um ano, também se mostrou satisfeita com o festival. “Espero que esse seja o primeiro de muitos. Campos tem sempre os mesmos eventos, sem muita variedade. Acho que é bom para os campistas, que têm a oportunidade de vivenciar algo novo, e para a própria cidade, que passa a ter mais variedade cultural. Espero que os food trucks virem algo comum por aqui”, avalia a moça.

Para saber mais detalhes acesse a página do facebook do evento.

Fonte: Revista Época

bottom of page