top of page

Marataízes: mais que abacaxis

  • Carlos Eduardo Júnior
  • 15 de mai. de 2016
  • 2 min de leitura

Atualizado: 6 de abr. de 2020


Foto: Carlos Eduardo Júnior

Marataízes, nacionalmente conhecida como "a terra dos abacaxis", é uma cidade litorânea localizada no interior do Espirito Santo, a 147 Km de Campos dos Goytacazes. Considerada uma cidade pequena, conta 38 mil habitantes, divididos entre os bairros mais urbanizados e rurais. A cidade possui vastas plantações de abacaxi, que ocupam a maior parte do território maratimba.

Produtores mandam caminhões a diversos lugares do país com a frase “Doce, doce, doce, parece que tem mel”, o que proporcionou fama à cidade. Porém, a produção no município capixaba vem caindo, visto que as novas gerações não se interessam pelo duro trabalho de plantio e colheita. Apesar disso, Marataízes continua sendo referência na venda da fruta para todo o país, ainda que o mercado local tenha baixa rentabilidade. É o que defendem o produtor Pedro Batista de Oliveira e o vendedor Wesley Marques.

“A produção de abacaxi em Marataízes vem caindo bastante, já que hoje em dia ninguém quer pegar no pesado. Mas, creio eu, a cidade ainda pode estar no topo de 'exportação', não para fora do país, mas, sim para outros estados. Tenho um lucro significativo, já que consigo ter colheita o ano inteiro”, diz Pedro. O vendedor Wesley confirma:

“Os abacaxis daqui vão para o Ceasa em Cariacica, e de lá vão para vários lugares, como Rio, São Paulo, Bahia, Minas e outros municípios do Espírito Santo. Marataízes é produção. As vendas locais são quase inexistentes”, explica o vendedor.

Weslley Marques em seu trabalho (Foto: Carlos Eduardo Júnior)

No entanto, Marataízes é mais que abacaxis. A menor e mais povoada parte da cidade é composta por praias próprias para adultos, como a Praia da Barra, com águas mais profundas; até as praias com águas mais rasas, próprias para crianças, como a Bacia das Turcas. A primeira possui um caminho de pedras até uma ilha, enquanto a segunda tem pedras que formam várias bacias de águas que se renovam a cada minuto.

A Praia do Centro, além de vários píeres, possui um enorme areal usado para a prática de esportes. O ponto turístico mais visitado da cidade é a Lagoa do Siri. Conhecida como um local familiar, a lagoa é um ótimo lugar para se passar o dia, tendo opções de estacionamento, refeições e uma praia logo ao lado, o que atrai os amantes de água salgada.

Praia do Siri (Foto: Carlos Eduardo Júnior)

“É um lugar bom para ir com a família, principalmente pra quem tem crianças pequenas, já que, com os devidos cuidados, elas podem aproveitar melhor do que se estivessem na praia. É um excelente lugar para o lazer. Fora o pastel de camarão de lá, que é uma delicia”, diz a turista Jéssica Marinoni.

Segundo o gerente da Pousada da Barra, Rodrigo Souza, o maior fluxo de turistas na cidade é no mês de janeiro. No entanto, a pousada recebe, durante todo o ano, hóspedes já conhecidos que voltam a trabalho ou a lazer.

Confira no site Tripadvisor hotéis e pousadas na cidade: https://goo.gl/bhxYkb

bottom of page