top of page

Nova interdição na Avenida Arthur Bernardes para treinamentos de ciclismo às terças e quintas-feiras

  • João Marcelo Campinho
  • 24 de mai. de 2017
  • 2 min de leitura

Atualizado: 5 de abr. de 2020


Foto: João Marcelo Campinho

Agora os ciclistas de Campos têm um lugar reservado para treinar. A Avenida Arthur Bernardes será interditada no trecho entre a Rua Formosa e a Avenida Leonel Brizola (em frente a UENF) todas as terças e quintas-feiras, das 19h às 21h, para treinamentos de ciclistas. O local é considerado Área de Proteção ao Ciclista de Competição (APCC), e é dedicada aos treinos de competidores de provas ciclísticas. Não é recomendável que o espaço seja usado nesses dias e horário para passeio ciclístico.

A Lei Municipal 8.719/16, aprovada em agosto de 2016 e apenas colocada em prática este ano, prevê a instalação da Área de Proteção ao Ciclista de Competição no trecho da Avenida Arthur Bernardes. O local conta com a presença da Guarda Civil Municipal para a segurança dos atletas e as orientações acerca do desvio no trânsito.

De acordo com Thiago Rodrigues, ciclista de competição de 32 anos e que treina no local reservado pela lei, a interdição foi uma conquista para os ciclistas, que antes treinavam dividindo o espaço com os veículos.

"A interdição da pista nos ajudou muito, pois precisávamos de um espaço para treinar com segurança, já que as bicicletas atingem uma velocidade alta e fica perigoso. Foi uma conquista para nós ciclistas", explicou.

A Avenida Arthur Bernardes é utilizada frequentemente por ciclistas e ficou marcada como um lugar perigoso para as bicicletas depois da morte de um estudante Belga de 18 anos que fazia intercâmbio na cidade em 2012. Hadrien Thys morreu atropelado enquanto pedalava na via, próximo ao cruzamento da Arthur Bernardes com Beira Valão.

O ciclismo é um esporte tradicional em Campos e região, locais que recebem um bom número de provas ciclísticas e atividades relacionadas ao esporte. Exemplo disso são as provas ciclísticas que foram disputadas no Açu, no último final de semana, e em Lagoa de Cima, no mês passado. Além disso, no dia 16 de maio, a prefeitura anunciou que a Fundação Municipal de Esportes (FME) está oferecendo aulas de ciclismo no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (CEPOP). Outro evento ciclístico que já faz parte do calendário do município é a Prova Ciclística de São Salvador, realizada sempre no feriado do padroeiro da cidade e que neste ano chega a sua 73º edição em 6 de agosto.


bottom of page