Relação das Redações com as Assessorias de Imprensa marca o último dia de debates
- João Marcos Campinho
- 31 de mai. de 2017
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de abr. de 2020
Amanhã (01), às 19h, acontece o último debate na 27ª Semana da Imprensa. Com o tema “A Assessoria segundo a imprensa – A visão das Redações sobre o relacionamento com Assessores”, a mesa de debate será moderada por Gustavo Araújo e composta pela coordenadora de produção e jornalismo da Inter TV Planície, Fernanda Lisboa, e pelo coordenador de jornalismo da Record TV Campos, Ruan Sousa. O evento acontecerá no Hall do prédio histórico do Centro Universitário Fluminense (Uniflu), em Campos.

Promovida pela Associação de Imprensa Campista (AIC) para marcar a passagem do dia da imprensa, 1º de junho, a 27º Semana da Imprensa tem como objetivo abordar o cenário regional do mercado de trabalho para jornalistas em assessoria de imprensa. O evento tradicional teve seu início na última sexta-feira (26), marcada pela “Pelada da Imprensa” e será encerrada na próxima sexta-feira (02), às 18h, com o “Bate-papo de Botequim” que acontecerá no Bar ao Gato Preto, localizado na Rua 21 de abril.
A jornalista Fernanda Lisboa, que participará nesta quinta-feira do evento, destaca a importância de abordar o tema, que não se restringe apenas a alunos do curso de jornalismo como também para profissionais da área e ressalta que a boa relação entre o assessor e o veículo de comunicação é importantíssimo para o êxito da profissão.
“É importante ressaltar a importância do evento não só para os alunos do curso de jornalismo, mas para os profissionais que já atuam há muitos anos e precisam desse bate-papo, tanto para se atualizar como para trocar experiências. Fazer assessoria de imprensa de alguém ou de alguma empresa exige, além de conhecimento técnico, muito jogo de cintura, sagacidade e manter uma boa relação com os veículos de comunicação é fator primordial para que o trabalho seja realizado com sucesso. Temos que quebrar alguns paradigmas que ainda estão incutidos nas mentes de algumas assessorias e é através de discussões como essa que vamos conseguir isso”, destacou.
A jornalista Fernanda Lisboa é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na antiga Faculdade de Filosofia de Campos (Fafic). A profissional tem 17 anos de carreira. Começou como estagiária e repórter no jornal Folha da Manhã, após, fez produção, edição e reportagem na TV Record Campos e, em seguida, foi chefe de edição e reportagem do jornal o Diário. Fernanda também foi assessora de imprensa do Hospital Ferreira Machado, da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Educação de Macaé, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e do vereador Rogério Matoso, que também era presidente da Câmara. Desde novembro de 2016, a jornalista assumiu o cargo de coordenadora de produção e jornalismo da Inter TV Planície.
27ª Semana da Imprensa — Segundo o presidente da AIC, Vítor Menezes, o evento é o mais tradicional da Associação de Imprensa Campista e enaltece os participantes escolhidos que debatem o tema nesta edição, destacando que essa é a área que mais emprega jornalistas no Brasil.
“Assessores com muita experiência nos setores privado, público e sindical participam de debates sobre a realidade da atividade na região. As mesas estão sendo abertas ao público, com acesso gratuito, sem necessidade de inscrição”, disse.