top of page

Em meio a dificuldades, Villa Maria comemora 100 anos este ano

  • Nickolas Abreu e Fernando Oliveira
  • 25 de mar. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 5 de abr. de 2020


Foto: Divulgação/Uenf

No ano de 2018 comemora-se o centenário da Villa Maria. O local, na região central de Campos, serviu de residência para a Dona Maria Queiroz de Oliveira, esposa de Atilano Crisóstomo de Oliveira, engenheiro e dono de usinas de cana-de-açúcar, figuras influentes no começo do século passado na Região Norte Fluminense. A antiga residência é reconhecida culturalmente na região por reunir e disseminar informação à população. A programação do centenário promete ser diversificada. Entre as atrações encontram-se a realização da Semana de Arte, o Choro na Villa, a Mostra de Cinema e um evento de Jazz e Blues.

Hoje, o prédio conhecido principalmente pela realização de eventos culturais no município, possui a administração da Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), que em 1993 passou a ser responsável pela casa.

Para a diretora da casa, Simonne Teixeira, a importância da comemoração desta data envolve desde a superação das dificuldades enfrentadas pela manutenção da casa e os resultados obtidos ao longo dos últimos anos. "Desde 2016, quando assumi a responsabilidade de dirigir a Villa, temos buscado fomentar e recolocá-la como patrimônio cultural. Mas a Villa Maria é muito mais do que uma casa de cultura. Possuímos um acervo importante, sobretudo, historicamente. Para este centenário, buscamos a iniciativa de programar eventos ao longo do ano, mas temos encontrado dificuldades de realizá-los."

Por este motivo, a programação irá sofrer algumas alterações. Simonne lamenta a dificuldade, mas garante que a data não passará sem a devida atenção. "Construímos uma proposta no fim do ano passado, mas sabíamos de toda dificuldade. Temos pouca verba disponibilizada e envolve toda uma mobilização para que os eventos aconteçam. O que estava programado para março, por exemplo, transferimos para abril, e de acordo com alguns imprevistos, pode ser que, infelizmente, aconteça com outros."

Confira o que está previsto para os 100 anos da Villa Maria e 25 anos da Casa de Cultura /UENF

Abril – Oficina Brincantes da Villa e Semana de Arte na Villa

Maio – Choro na Villa

Junho – Encontro Regional de Educação Patrimonial

Julho – Bazar da Villa

Agosto – Ciranda na Villa (25 anos da UENF)

Setembro – Mostra de Cinema – Povos e Territórios

Outubro – Blues e Jazz na Villa

Novembro – Sarau 131 anos de nascimento de Finazinha Queiroz

Dezembro – Ciranda na Villa (25 anos da UENF)

*Toda programação pode sofrer as devidas alterações necessárias.


bottom of page