Tributo aos Goytacá
- Rafael Khenaifes Abud e Fernando Oliveira
- 11 de abr. de 2018
- 1 min de leitura
Atualizado: 4 de abr. de 2020

O Museu Histórico expõe desde o último dia 28 de março, em comemoração ao Dia do Índio (19), a história da tribo Goytacá que habitava na região campista. O objetivo de comemorar esta data folclórica parte da inciativa de manter vivo os costumes das tribos dos povos indígenas que contribuíram na formação do Brasil. A exposição pretende conscientizar a importância da preservação das terras designadas aos poucos que resistiram ao tempo.
No que se refere a importância de festejar o Dia do Índio e da preservação de áreas habitadas por nativos , o engenheiro advogado e historiador, José Ronaldo Saad reclamou da falta de atenção com as tribos indígenas e do que ele chamou de "abandono territorialista" por parte do poder público. "Estamos alegres e festejando a data que foi instituída para homenageá-los, mas lamentamos porque quem deveria cuidar da causa sequer aparece para ver se estão bem. As áreas de preservação estão cada vez mais abandonadas devido ao crescimento populacional dando espaço a construção civil", lamentou.
José Ronaldo Saad, ressaltou ainda a importância da iniciativa de manter vivos os costumes das tribos e dos povos indígenas dessa região. "Os indígenas esquecidos pelos órgãos competentes, não podem esquecer sua identidade e essa é a forma de mostrar resistência", Enfatizou.