top of page
  • Foto do escritorIngrid Silva

Museu Histórico de Campos celebra aniversário

Em tempos de pandemia o museu inaugura era cultural-tecnológica


Fonte: campos.rj.gov.br

Depois de passar por várias sedes desde 1997, o Museu Histórico de Campos completa oito anos de inauguração no solar do Visconde de Araruama e, por conta do período de isolamento social, compartilha uma programação comemorativa com lives no Facebook sempre aos domingos, às 18h. A próxima será dia 14, com o tema “Álbum fotográfico das obras de melhoramento da cidade de Campos dos Goytacazes de 1916”. Acompanhe pelo perfil https://www.facebook.com/museuhistoricodecampos


A comemoração começou no último domingo (7), com a primeira live, que relembrou a exposição do fotógrafo Antônio Cruz “Imbé: terra dos quilombolas”, com curadoria do pesquisador Hélvio Cordeiro. Toda a programação foi pensada para falar da história das pessoas com a instituição, relembrando, assim, as histórias do próprio Museu e da cidade. 

Dificuldades - Porém, além de ser uma comemoração, a programação on-line é uma forma de protesto e resistência por causa das dificuldades que o Museu vem enfrentando durante a pandemia. Sem energia elétrica e, depois do decreto de suspensão de contratos, sem poder contar com alguns funcionários, o Museu sofre as consequências da queda na arrecadação do município - e, praxe, a não priorização da cultura como política pública. Como afirma a diretora do Museu, Graziela Escocard, não é a primeira vez que isso acontece. 


“Eu acho que foi uma falta de respeito, porque eu não fui consultada, fui pega de surpresa”, declara a historiadora, que, com entrevistas na mídia local e movimento nas redes sociais, conseguiu com que parte dos funcionários voltasse ao trabalho.


Museu mais próximo - Depois de saber que o Museu teria que fechar, Graziela e os funcionários do local resolveram realizar mais projetos virtuais, como o projeto “Por dentro do Museu”, através do qual os funcionários da instituição falaram de um objeto histórico do acervo e o relacionaram com a história de Campos, através de vídeo no facebook. Logo depois, começaram as lives via redes sociais, alcançando um total de 3 mil espectadores.


Graziela considera que o feedback tem sido positivo e conta que recebeu várias mensagens de pessoas dizendo que, depois dessa crise, iriam conhecer o local. “Eu vi aí uma grande oportunidade de difundir ainda mais o Museu pelas redes sociais”, conta a diretora.


Breve - A última live de aniversário será no dia 21: o público terá acesso a uma mostra do pintor Ivald Granato, com o tema “Entre memórias afetivas e coletivas”. A curadoria é de Genilson Soares. E se prepare porque não acabou: segundo Graziela, em breve serão anunciadas as datas de lançamento do tour virtual pelo Museu no novo canal do Youtube, que ainda irá estrear, e também de uma roda de conversa sobre a situação dos prédios históricos na cidade. 

161 visualizações
bottom of page