A magia do Natal
- Aline Mendes
- 15 de dez. de 2015
- 3 min de leitura

“Ho Ho Ho”. Quando ouvimos essa frase, logo nos lembramos do bom velhinho, o Papai Noel. O natal é uma das datas comemorativas mais aguardadas por todos. As crianças prometem ser alunos aplicados o ano todo e esperam ansiosas pelos presentes. Os adultos fazem questão de que a magia do natal seja passada de geração para geração, enfeitando suas casas, reunindo amigos e familiares, confraternizando e recordando valores humanitários.
Com a proximidade do feriado de natal, algumas lojas de Campos já comercializam artigos para decoração natalina. Vitrines e prateleiras exibem árvores temáticas, Papai Noel, pisca-piscas, guirlandas e outros enfeites que representam o grande dia. A empresária Leila Khayat, de 34 anos, é uma das pessoas que aproveitam toda essa inspiração para promover o Natal na família.
“A festa é um reencontro com nossos familiares, nos faz ter momentos de reconforto por reencontrarmos pessoas tão amadas. A felicidade e amorosidade são sentimentos dos quais esse dia é cercado e não damos lugar para as tristezas ou mesmo para momentos de frieza no ambiente, de tão embalados que estamos pelo espírito natalino”, diz ela.

Leila, a pequena Gabriela e a tia Maria com a árvore de Natal
ao fundo: tradição na família Soares
Leila monta todo o ano uma árvore de Natal junto com os filhos e, no restaurante da família, ela faz uma decoração especial de Natal, prepara pratos típicos e agenda reservas para confraternizações.
A jornalista Dagma Pontes, de 34 anos, aproveita a ocasião para falar de Deus para os filhos.
“Gosto de falar sobre o Natal para os meus filhos, de passar para eles a importância de ter esperança e crer que Deus nos ama. Na minha família sempre enfeitamos nossa casa, porque somos felizes por conhecemos Jesus e crer nele. Enfeitamos para celebrar o nascimento de Cristo e contar para as crianças sobre a história de Jesus. João Miguel, de 9 anos, e Maria Fernanda, de 7, ajudam na decoração, fazem cartões de natal, escrevem as cartas e esperam o Papai Noel”, conta Dagma.
Tradição x juventude
Transmitir tais valores para as novas gerações faz com que o espírito natalino permaneça vivo e atuante.
Para Marianna de Alvarenga Barbosa, 19 anos, “o natal tem grande importância”.
“Afinal, relembra o nascimento de Jesus. Todos os anos enfeitamos a casa. Gostaria muito de fazer trabalho voluntário e vou reunir os amigos para o próximo ano. A única coisa que faço atualmente é doação para o orfanato e a ceia de Natal com a família”, planeja a moça.
Regina de Oliveira, de 25 anos, acha que essa é uma época importante para reflexões.
“O Natal representa um momento do ano em que minhas reflexões sobre família e amor ficam mais intensas. Afinal, é, para nós, cristãos, um dos mais importantes acontecimentos: o nascimento do Salvador, um novo tempo, uma nova oportunidade para recomeçar e ser melhor. Esse é o sentido maior do Natal para mim. Mas, lógico, não ignoro as manifestações culturais de que estamos rodeados. Desde o ano passado, com a nossa casa em obra ainda, eu e meu marido iluminamos a frente da casa, pomos a guirlanda na porta de entrada e, neste ano, montamos uma singela árvore”, finaliza.
Dicas criativas
Quer aproveitar essas inspirações para entrar no clima natalino? Selecionamos alguns vídeos para você escolher sua decoração e colocar a mão na massa sem gastar muito.
Boneco de Neve ( Copo Plástico)
Lareira
Pisca Pisca