Enem 2017 recebe mais de 4 milhões de inscritos a poucos dias da finalização do prazo
- João Marcos Campinho
- 16 de mai. de 2017
- 3 min de leitura
Atualizado: 5 de abr. de 2020

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2017 recebeu mais de 4 milhões de inscritos, segundo o balanço parcial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O prazo de inscrição é até a próxima sexta-feira (19) e pode ser feita somente pelo site do Enem. Os documentos necessários na hora da inscrição são CPF e RG. Segundo o edital do exame, a nova edição terá mudanças no processo de inscrição, no modelo de realização das provas e outras novidades.
As inscrições para o Enem 2017 foram abertas na segunda-feira (08) e em 48h 1,5 milhões de estudantes se inscreveram. A expectativa do INEP é de que esta edição do exame tenha 7 milhões de participantes. Em 2016, foram registrados 9,2 milhões de inscritos.
O Ministério da Educação (MEC) promoveu mudanças para o exame deste ano. O valor da taxa de inscrição, que custou R$ 68 em 2016, subiu para R$ 82, com prazo de pagamento até 24 de maio. Poderão ser isentos da taxa, segundo as regras do edital, os estudantes da rede pública que concluirão o ensino médio neste ano, candidatos de famílias de baixa renda e os participantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que é um instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país. Os isentos que não comparecerem para a realização da prova e não justificarem a ausência perdem o direito do benefício para a edição seguinte.
Além da alteração no valor da taxa de inscrição e das regras de isenção, o MEC também mudou o modo de aplicação das provas. Diferentemente do ano passado, em que o exame foi realizado num final de semana (sábado e domingo), as provas do Enem 2017 serão realizadas em dois domingos consecutivos (05 e 12 de novembro). No primeiro domingo, ocorrerá a prova de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com duração de 5h30. No segundo domingo, a prova de Matemática e Ciências da Natureza terá 4h30.
A mudança nos dias da realização da prova agradou a Wesley Martins Rangel, de 19 anos e estudante do 3º período de Fisioterapia na Faculdade Estácio de Campos. O estudante possui uma bolsa de estudos de 30% na universidade e busca, através de um bom desempenho no exame deste ano, conseguir aumentar sua porcentagem de desconto.
“Vou participar do Enem para tentar uma bolsa de estudos com porcentagem maior. Estou confiante para fazer essa prova já que o sistema mudou. Agora tenho tempo de descansar e estudar um pouco mais para a outra prova”, disse o estudante.
Outra novidade para este ano é a utilização de um recurso experimental em que os candidatos com surdez ou deficiência auditiva poderão resolver a prova com o auxílio de um vídeo que traduz as questões para libras.
O Enem 2017 não valerá como certificado do ensino médio. A previsão é de que os resultados sejam divulgados em 19 de janeiro de 2018. Criado em 1998, o Enem é uma prova elaborada pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o desempenho de estudantes do ensino médio das escolas públicas e privadas. Desde 2009, o exame passou a selecionar estudantes de todo país para universidades federais e para programas sociais do governo federal que auxiliam a quem deseja entrar na faculdade, como o Sisu, Prouni e Fies