7 de Abril - O dia das pessoas que prevalecem a verdade
- Hortência Araujo e Isabella Corrêa
- 11 de abr. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de abr. de 2020
O Dia do Jornalista é comemorado em 7 de Abril, profissão que no Brasil não é obrigatório ter formação acadêmica, pois defende que se deve regular a si mesmo sem intervenção.
A estudante de jornalismo Jessica Felipe ressalta a importância da graduação para ser um profissional de qualidade.
O dia homenageia os profissionais que apuram e levam informações para a sociedade de forma coerente, sempre trabalhando com a verdade. O jornalista é quem está ali vivendo a história do país e do mundo e transmitindo isso para a sociedade. Ser jornalista é ser um eterno estudante. Jornalista nunca para, está sempre em busca de mais conhecimentos.
Ser graduado em Jornalismo não é obrigatório no Brasil desde Junho de 2009, o que gerou questionamentos a favor e contra. Em outros países como Alemanha, Espanha e Estados Unidos também não é obrigatório o diploma.
Quem é a favor argumenta que todo individuo tem liberdade de expressão para manifestar seus pensamentos abertamente. Quem é contra justifica que é necessário ser graduado para ter uma boa capacidade profissional.
Com 24 anos Jessica Felipe, estudante de Jornalismo da Uniflu, que já tem o registro da profissão defende a ideia de que para ser um bom profissional é preciso da graduação e acrescenta: “É importante, além do registro, ter uma graduação, pois a graduação dá ao profissional um conhecimento politico, crítico e o registro só habilita para uma área especifica. Por isso que eu quero terminar o meu curso pelo conhecimento que estou adquirindo e para ser uma profissional de qualidade”, explicou Jessica.
Já o estudante de Jornalismo, Fabricio França, de 25 anos, do Uniflu, declara ser a favor da não obrigatoriedade do diploma. "Não vejo diferença porque existe funcionário com diploma que é ruim e funcionários sem diploma que são excelentes. Ai cabe a empresa decidir se contrata ou não".

O papel do Jornalista é apurar, averiguar, informar, relatar um fato sempre com a verdade.