top of page

O Enem 2018 causa muitas expectativas

  • Marianna Oliveira
  • 11 de abr. de 2018
  • 3 min de leitura

Atualizado: 4 de abr. de 2020


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será do dia 7 à 18 de maio em todo Brasil. O certame tem a finalidade de avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao fim do Ensino Médio, sendo uma das portas de entrada para o Ensino Superior a milhares de jovens. Este ano as principais alterações do Enem estão relacionados ao tempo de prova e solicitação de isenção da taxa de inscrição.


Fazer faculdade está nos planos de Ludymila Ferreira da Costa, 17 anos.

A estudante não esconde o nervosismo. "Estou extremamente nervosa pro vestibular/ENEM, porque é um desafio muito grande administrar o tempo em relação ao 3°ano do ensino médio e pensar na escolha a ser tomada para seguir em carreira, além dos preparativos que são feitos para as provas e tudo mais", explicou Ludymila.

De acordo com a candidata ao Enem, é de grande importância o incentivo da escola nessa transição que acontece na vida do estudante. A jovem relata o apoio que recebe no seu instituto.

"Minha escola está proporcionando um tipo de treinamento em relação a redação do ENEM. Com todo este incentivo, nós, alunos do 3°ano, determinamos uma meta que é tirar no mínimo 900 pontos na dissertação. Até a data esperada, seremos treinados o bastante como jogadores de futebol para Copa, que iremos entrar em campo com as instruções em mãos para ganhar esse jogo!" Diz a jovem, que ainda está decidindo qual profissão vai seguir.

A prova do Enem terá uma duração maior este ano,. Serão 30 minutos de acréscimo para fazer a prova do segundo dia, que terão conteúdos de ciência da natureza e matemática. Segundo o edital, serão cinco horas para fazer a prova no segundo dia e cinco horas e meia no primeiro dia. Além disso o Enem será aplicado em dois domingos seguidos: nos dias 4 e 11 de novembro. A distribuição das provas não teve mudanças: no primeiro dia domingo, dia 4, serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com 5h30 de duração; no segundo domingo, dia 11, serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 5h de duração. A taxa de inscrição foi mantida em R$ 82 e o pagamento deve ser feito entre os dias 7 e 23 de maio. Neste ano, a solicitação de isenção de taxa deixa de ser feita durante a inscrição e passa ser realizada com antecedência, entre 2 e 11 de abril, pela Página do Participante. Somente os estudantes que estejam cursando a última série do ensino médio neste ano em escola da rede pública, ou que tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. A isenção do participante que declara estar em situação de vulnerabilidade socioeconômico, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Também são isentos os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos do ano passado. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) retirou do edital o item que determina que redação que desrespeitasse os diretos humanos teria nota zero. No ano passado, Tribunal Regional Federal da 1 Região determinou a suspensão da regra que previa a anulação da redação que violasse os direitos humanos. "O Inep está cumprindo a decisão do Supremo Tribunal Federal. Vai continuar como foi em 2017", explicou a Ministra Carmem Lúcia. Desde a ultima edição, o exame não serve mais para certificar o ensino médio. Para tirar a certificação do ensino médio, o MEC reativará o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

Para fazer as inscrições do Enem 2018 o estudante deverá acessar o site: http://enem.inep.gov.br


bottom of page