Estudantes do Uniflu se preparam para Enade
- José Victor Azevedo, Lucas Arantes
- 28 de mai. de 2018
- 4 min de leitura
Atualizado: 4 de abr. de 2020

A avaliação do Exame Nacional do Desempenho do Estudante (Enade) já tem data e hora marcada. A prova de avaliação aplicada pelo Ministério da Educação (MEC), que acontece a cada três anos, ocorrerá no dia 26 de novembro, às 13h30. O objetivo do exame é analisar o desenvolvimento dos estudantes referente ao conhecimento dos conteúdos de um determinado curso superior, já que essa prova é o caminho para a avaliação não só da instituição, mas também do aluno.
O exame é obrigatório para graduandos de cursos específicos de bacharelado e tecnólogo e deve ser apresentado no histórico escolar do aluno. Se caso não fizer a prova, o aluno não poderá participar da colação de grau e não receberá o diploma. Os alunos que estão concluindo a graduação em 2018/2, 2019/1 devem ser inscritos pela instituição de ensino e também informados sobre o local do exame. Caso a nota do Conceito preliminar de Curso (CPC), que é a nota que cada graduação recebe dos analistas do MEC, for muito baixa, serão enviados avaliadores para vistar a instituição.
Ao todo, a prova terá 40 questões, sendo 10 questões de formação geral e 30 de formação da área, entre elas questões discursivas e de múltipla escolha. A primeira parte exige conhecimentos gerais sobre arte, cidadania, ética, globalização, literatura e sustentabilidade. Já a segunda parte está diretamente relacionada à grade curricular de cada curso. Esse método de avaliação, no entanto, é contestado por parte dos estudantes que já fizeram o Enade, já que a avaliação acontece em um período que os alunos estão finalizando suas monografias. Por isso algumas instituições oferecem aulas de revisão em horários extras com intuito de ajudar o estudante.
Neste ano serão avaliadas mais de 20 áreas, entre as que oferecem diploma para bacharel e tecnólogo, alguns já conhecidos, outros novos no mercado. Os cursos avaliados serão: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis e Econômicas, Comércio Exterior, Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Design de Moda, de Interiores e Gráfico, Direito, Gastronomia, Logística, Marketing, Processos Gerenciais, Psicologia, Recursos Humanos, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teologia, Turismo e Gestão da Qualidade, Comercial, Financeira e Pública.
Após a realização do Enade, os alunos poderão conferir no próprio site do programa os resultados e gabaritos das provas, usando suas informações pessoais para o acesso. Também estará acessível o Boletim de desempenho individual, onde o estudante poderá saber sua pontuação. O acesso ao resultado individual atingido no Enade é limitado somente aos alunos que irão participar da prova.
INSTITUIÇÃO E ALUNO

De acordo com a coordenadora geral do Centro Universitário Fluminense (Uniflu), Marcele Torres, a prova do Enade é importante para perceber o desenvolvimento dos alunos e um indicador para faculdade revisar os currículos, ementas, planos de trabalho e saber se o curso está indo bem. “É preciso criar estratégias para que o curso caminhe corretamente. A prova é interessante para o aluno para dar um feedback, assim saberemos o quanto ele está sabendo do curso. Em nossos 'aulões’ são discutidos temas gerais para trabalhar aspectos diversos, controlar o tempo da prova, trabalhar questões dissertativas, já que o exame é composto também por dissertação, discussões mais acadêmicas sobre assuntos da atualidade, além de questões especificas de cada curso”, disse Marcele.
No curso de Jornalismo os alunos estão refazendo as provas do Enade dos anos anteriores, numa espécie de simulado com objetivo de sanar algum conteúdo que tenha deixado dúvida e também participam dos ‘aulões’ promovidos pelo curso. “Esses simulados acontecem para os atuais 5º e 7º períodos que no semestre que vem irão fazer prova do Enade no 6º e 8º períodos. O intuito é fazer com que os alunos revisem outras provas, aprendam a estruturar uma questão discursiva e que não caiam nas pegadinhas das questões objetivas e treinar a argumentação”, afirma a coordenadora de Jornalismo, Jacqueline Deolindo.
A prova do Enade será aplicada no Uniflu para os cursos de Direito, Jornalismo, Tecnologias em Logística e Tecnologias em RH.
EXPECTATIVA DOS ALUNOS

Carlos Eduardo Rangel, estudante de jornalismo do 5º período, é favorável à prova do Enade e pensa que seu desempenho irá trazer benefícios para seu curso. “Temos que aumentar essa nota do Enade. Se continuarmos com 3 no nosso diploma o curso será pouco satisfatório, ou seja, quando alguém tentar nos contratar, verá que a faculdade não teve um diferencial”, explicou o estudante.
O estudante acredita que todos os alunos devem fazer a prova para aumentar o desempenho do curso e mostrar para os que estão fora da universidade que o curso de jornalismo é importante para a carreira profissional. Além das boas expectativas, Carlos Eduardo confessou que ainda não está estudando diariamente por falta de tempo, contou que tem trabalhado com frequência nos últimos dias e a partir do próximo mês vai se dedicar mais.
Já Ana Laura Ribeiro, estudante de jornalismo do 7º período, destaca que a prova do Enade possibilita a avaliação de todo o conteúdo assimilado durante o curso. Para aluna esse é um teste que permite ter contato com a realidade do que cada um dos formandos pode encontrar no campo de trabalho. Apesar da falta de tempo para estudar, a estudante está atenta aos conteúdos. “Não tenho muito tempo para me dedicar, justamente pela rotina e outros estudos extra curriculares, mas tento usufruir de todo o conteúdo aplicado durante as aulas e comparando com meus conhecimentos prévios. O fato de ter simulados durante o ano ajuda a ter uma noção do que pode cair e quais as melhores técnicas para tirar uma boa nota” finalizou a estudante.