top of page
  • goitacainforma

A moda como expressão da personalidade de Kamala Harris

Atualizado: 14 de mai. de 2023




A vestimenta e o estilo pessoal de um indivíduo são importantes instrumentos de comunicação que transmitem sua imagem e personalidade. Isso é exemplificado pela vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, a primeira mulher negra a assumir o cargo no país. Filha de imigrantes, senadora da Califórnia e primeira mulher procuradora-geral do estado, Kamala chama atenção pelo seu estilo e senso de moda e transmite segurança e confiança por meio de sua aparência elegante e natural, que mistura peças formais e informais.


Com a chegada de novas profissões e ambientes de trabalho mais diversos, os códigos de vestimenta estão lentamente sendo adaptados. A necessidade de importar peças do guarda-roupa masculino para transmitir seriedade e profissionalismo já não é tão comum, já que é possível passar uma imagem confiante sem abrir mão da feminilidade e da personalidade.


Essa mudança é notada nos looks usados por Kamala quando em vez de ternos de alfaiataria tradicionais, ela opta por usar blazers de maneiras menos combinadas, muitas vezes com um jeans ou com modelos skinny, para quebrar a seriedade do visual. Suas escolhas de cores neutras, como o azul, que é a cor dos democratas, também ajudam a construir uma imagem sólida e confiável.


Outra marca registrada de Kamala são seus tênis Chuck Taylor All Star, que foram muito comentados durante a campanha presidencial e que até hoje fazem parte de seu vestuário, dando a certeza de que sua imagem é puramente verdadeira e orgânica e que não foi construída apenas para o período eleitoral. Essa escolha não só a aproxima do eleitorado jovem, mas também das mulheres que precisam de conforto para enfrentar a rotina corrida. Além disso, Kamala também é conhecida por suas joias peroladas, que agregam uma imagem de lealdade e fidelidade aos looks.


Logo após a vitória em novembro de 2020, Kamala fez sua primeira aparição oficial vestindo um terno branco, criado pelo estilista Wes Gordon para Carolina Herrera, em homenagem ao movimento sufragista feminino que lutou pelo direito ao voto feminino nos Estados Unidos. Essa escolha mostra que, além de seu estilo pessoal, Kamala também está atenta às questões políticas e históricas que cercam sua posição como a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente nos Estados Unidos.


A vestimenta é um reflexo da personalidade e pode ser uma ferramenta poderosa de comunicação. Kamala Harris é um exemplo de como a moda pode transmitir confiança, empatia e adaptabilidade, tornando-a uma líder inspiradora para mulheres em todo o mundo

4 visualizações
bottom of page