top of page
  • Foto do escritorRulian Gomes

Isolamento social aumenta busca por séries e filmes

Plataformas de streaming registram crescimento no acesso e antecipam catálogo



Desde o início da pandemia, com a impossibilidade de lazer fora de casa, as plataformas de streaming de vídeo têm registrado aumento considerável no acesso. Diante disso, diversas plataformas anteciparam lançamentos de filmes e séries em seu catálogo para gerar mais entretenimento neste período de distanciamento social. Logo nos três primeiros meses de quarentena, a Netflix, por exemplo, registrou um aumento de mais de 15 milhões de assinantes, chegando a bater 183 milhões de usuários globais: 23% a mais em comparação com este mesmo período no ano passado e 8 mil a mais do que esperava.


Novo mercado, novas demandas - Uma pesquisa feita em 2016 pela Nielsen Company, empresa de informação e dados, já previa o aumento do uso de serviços de stream em todo o mundo, e apesar de não ter sido atualizada, nota-se esse crescimento a cada avanço da tecnologia.


“Esse contexto de isolamento social que a gente está tendo aumenta muito a importância do serviço, e certamente está catapultando essas assinaturas de novos usuários. Quem tinha uma está tendo duas, e quem não tinha está assinando, porque é um dos poucos entretenimentos que a pessoa pode ter nesse momento", responde o jornalista Marcos Curvello, que pesquisa o tema em seu mestrado na Universidade Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).


Marcos afirmou que a Netflix foi a pioneira no serviço de stream, chegou dominar o mercado sozinha, e até hoje ela é a mais popular. Porém, hoje temos uma quantidade maior de plataformas, comparando a tempos atrás, e algumas dessas são a AppleTv Plus, Disney Plus, HBO Max e Amazon Prime, entre outros. O que seria um problema para a Netflix, pois algumas produtoras dos filmes que estão no seu catálogo estão criando sua própria plataforma e encerrando seus contratos.


Variedade de gêneros - Mas há uma variedade enorme de filmes e séries no catálogo dessas plataformas para que o público tenha entretenimento neste período de isolamento.

“Eu acho que os gêneros mais procurados para entretenimento neste momento são aqueles que oferecem pra gente uma condição de passagem de tempo de forma mais leve”, avalia o cineasta Victor Hugo Berenger. Por outro lado, ele ressalta que, logo no começo da pandemia, o filme Contágio (2011), da Netflix, foi um dos filmes mais acessados, justamente pelo potencial de informação sobre fenômenos semelhantes ao que o mundo vive atualmente.


Ainda segundo Victor, que é professor de Tecnologias da Imagem e do Som no curso de Jornalismo do Centro Universitário Fluminense (UNIFLU), com os cinemas fechados, o setor precisou se adaptar e encontrou uma clientela ávida por novidades. Economicamente, tornou-se mais interessante não aguardar a reabertura para lançar os filmes, mas antecipar sua apresentação ao público em uma plataforma de streaming.


O que não foi problema para os diretores do filme “Trolls 2 – World Tour”, que teve seu lançamento na plataforma de stream da Universal Pictures. Mesmo não sendo lançado no cinema, o filme chegou a faturar cerca de US$ 100 milhões só com os streaming. E segundo o diretor da animação, assim que os cinemas forem reabertos, eles lançarão o filme nos dois formatos. Já para os diretores de cinema, esse novo formato não agradou muito, porém é uma adaptação à realidade contemporânea.


Público ávido - O estudante Yan Freitas é um dos que estão na plateia em quarentena e afirma que já assistiu a mais de 20 filmes e cerca de 30 séries neste período de isolamento social. São seis horas por dia em frente à telinha.


“Assisto desde filmes românticos até suspense”, conta, revelando, ainda, uma espera ansiosa pelos lançamentos de Liga da Justiça, do diretor Snyder Cut, o novo Mulher Maravilha, de Patty Jenkins, e Viúva Negra, de Cate Shortland. “Podiam ser antecipados no catálogo da Netflix”, opina.


Nossa lista - E aqui estão algumas dicas de filmes e séries deixadas por nossos entrevistados e que estão disponíveis na Netflix, HBO Max e na Amazon Prime. Divirta-se!


Filmes: Destacamento Blood; Moonlight; A Vastidão da Noite; Apocalypse Now (não tem em plataformas de streaming).

Séries: Ozark; Arremesso Final; Olhos que condenam; Insecure; The Get Down; Pose; The Boys; Fleabag; Familia Soprano.

Documentários: Minha História, de Michele Obama; Mães do Pina; Espaço Além: Marina Abramovic e o Brasil.

181 visualizações
bottom of page