Empresa Grande Rio Reciclagem cria projeto que já recolheu 60 mil litros de óleo usado em Campos
- Kariny Maia
- 9 de jul. de 2015
- 3 min de leitura
Atualizado: 4 de abr. de 2020
Fotos: Divulgação e Kariny Maia

Para evitar o descarte inadequado de óleo vegetal na cidade, a empresa Grande Rio Reciclagem Ambiental em parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Limpeza Pública de Campos dos Goytacazes criou o projeto Seu Óleo Tem Destino Certo. A empresa também realiza a coleta de resíduos de origem animal, ossos e sebo, que é empregado na produção de ração em uma empresa da região Metropolitana do Rio de Janeiro, e além do óleo de fritura usado reciclam as garrafas pet pelas quais ele chega aos pontos de coleta.
Segundo Alessandra Caline, sócia-diretora da empresa Caline Consultoria Empresarial Ltda., consultoria responsável pelo programa, o projeto começou em setembro de 2012 e este ano já coletou mais de 60 mil litros de óleo usado na cidade.
A proposta é levar o óleo usado – que seria jogado em ralos ou lixo – em uma garrafa pet de dois litros a um dos pontos de coleta e fazer a troca por um produto de limpeza das marcas Barra e BioBrilho. “Os óleos são coletados sem custo para os estabelecimentos e direcionados para a nossa unidade em Travessão. Depois de tratado, é levado para o nosso parceiro no Rio de Janeiro, a empresa de sabão pastoso Barra”, explica Caline.
Ainda de acordo a consultora, um dos grandes desejos dos idealizadores é ampliar o projeto junto à Secretaria de Educação e incluir novos parceiros, como a empresa Vital e a concessionária Águas do Paraíba.
Até agosto, um novo ponto de coleta será instalado no shopping Boulevard, localizado no Parque Leopoldina, em Campos. Os endereços para entrega de resíduos podem ser visualizados no site da empresa: http://www.granderioambiental.com.br.
Descarte irregular
O óleo vegetal descartado em ralos ou vasos sanitários pode causar o entupimento desses locais, pois fica retido nos canos. O descarte feito dessa forma ainda pode encarecer o tratamento do esgoto, pois o óleo precisa ser separado da água, processo que não é feito em sua totalidade e permite que o poluente acabe chegando aos rios e lagos. No momento em que o óleo se encontra na água, o mesmo impede a passagem de luz e oxigênio, ocasionando a morte de várias espécies animais e vegetais. Já quando descartado junto ao lixo comum, polui o solo e a atmosfera, dado que sua decomposição produz o gás metano (CH4), um gás do efeito estufa.
Sustentabilidade começa em casa
Outro modo para utilização do óleo é a fabricação do sabão caseiro. Com alguns ingredientes é possível fabricar um produto que pode ser usado para lavar roupas, louças e em limpezas gerais. Veja a receita e fototutorial:
Material utilizado:

- 2 litros de óleo de cozinha usado (óleo que não tenha sido usado em fritura de peixe e coado em uma tolha de prato para retirar resíduos) - 1 litro de água morna - 500g de soda cáustica - ½ copo de sabão em pó - Uma medida da própria tampa de amaciante - Um balde ou bacia (para mistura dos ingredientes) - Um pote retangular (para molde) - Um pedaço de madeira (para misturar)
Modo de Prepraro:
1 - No balde ou bacia plástica, coloque a soda cáustica e acrescente o litro d’agua morna.


2 - Mexa com o pedaço de madeira (use máscara nessa etapa, pois a mistura da soda caustica e água morna libera fumaça).

3 - Após dissolver a soda cáustica, acrescente o sabão em pó e misture.

4 - Adicione o óleo e o amaciante.


5 - Misture por mais 15 a 20 minutos até o liquido se tornar pastoso.

6 - Despeje a mistura no pote de molde (se possível com o fundo coberto por papel manteiga).

7 - Deixe endurecer por um dia.


8 - Desenforme o sabão e corte os pedaços como desejar, se preferir um sabão mais duro, deixe os pedaços secarem ao sol.

Obs.: Não é aconselhado o uso do sabão para banho pessoal.