Esportes eletrônicos ganham público em Campos
- Bárbara Cabral
- 1 de ago. de 2015
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de abr. de 2020
Fotos: Débora Araújo Fotografia

Foi-se o tempo em que jogar videogame era apenas prática para entretenimento e que esporte se remetia apenas ao físico, como futebol, vôlei e basquete, entre outros. Em tempos onde o mundo virtual é a realidade da maioria das pessoas, aspectos comuns precisaram se adaptar ao novo universo. Uma prova disso é o E-Sports ou Esporte Eletrônico, que mobiliza grandes competições de jogos online em todo o mundo.
Nos dias 16 e 17 de maio, o Shopping Boulevard sediou a primeira grande edição de Battle Ground Arena (Arena de Campos de Batalha), evento organizado pelos amigos Manoel Mendes e Rafael Endlich.
“Esse foi o terceiro campeonato do jogo League of Legends (LOL), em Campos. O primeiro foi em 2013 e o segundo em 2014, mas como eu organizava sozinho, eles aconteceram em uma LanHouse. Esse ano o Rafael me contatou e perguntou se queria realizar as competições no Boulevard e deu no que deu”, recoda Manoel, de 23 anos.
Rafael Endlich, de 25 anos, competidor profissional de LOL, fala sobre as dificuldades para organização do evento e do preconceito ainda enfrentado pelos jogadores.

“As pessoas que não nos veem como cyber atletas, acham que são um bando de nerds jogando vídeo game, porém, não é bem assim. O E-Sports é algo real e vem movimentando milhares dentro e fora do Brasil. Nas capitais é mais fácil conseguir patrocínios e pessoas que acreditem que a prática possa ganhar mais respeito como esporte. Aqui foram poucas as empresas do ramo que nos ajudaram a custear o evento”, diz Rafael.
As competições de LOL são narradas e transmitidas online. As partidas podem demorar de 40 minutos a uma hora e, assim como em qualquer jogo, os competidores são divididos em equipes, que são compostas por cinco jogadores, um técnico e dois reservas. Para que o campeonato aconteça é preciso ter no mínimo oito times, para organização das chaves. Na competição realizada no Boulevard, que reuniu um público de 500 pessoas, as partidas foram no estilo MD1 (Melhor de um) onde um time joga com o outro e o perdedor não volta mais.

Com o retorno positivo do público na última competição de jogos eletrônicos, em outubro um novo evento, tendo mais uma vez o campeonato de LOL como atração principal, será sediado na cidade. “Nesse também teremos um campeonato dos jogos Mortal Combat e Hearthstone, cosplayers, cospobres, campeonatos de Cards, stands de acessórios de gamers e muitos outros. O local ainda está sendo definido e acertado”, informa Manoel Mendes.