top of page

Resenha - Charme que está se perdendo

  • Cat Barreto
  • 1 de nov. de 2015
  • 2 min de leitura

Atualizado: 6 de abr. de 2020


Foto: Megaarquivo.com

O Campeonato Carioca é conhecido como o mais “charmoso do Brasil”. Por ele, já passaram vários craques, como Barbosa, Garrincha, Telê Santana e Zico, entre outros. Todos com desempenho marcante em seus respectivos times.

Por conta disso, a rivalidade entre os quatros grandes (Vasco, Botafogo, Fluminense e Flamengo) sempre foi muito atrativa, além do mais, o estádio que é o mais popular do Brasil, O Maracanã (Maraca para os mais chegados), que foi palco da final da Copa do Mundo de 1950 e 2014, também pode ser usado como um componente a mais para a atenção ao futebol Carioca.

Infelizmente, o cenário descrito acima não é mais comum no Rio de Janeiro. Os quatros grandes times cariocas sofrem hoje com uma série de fatores que podem ser ou não a resposta pela queda tão brusca de atrativo e interesse do público carioca no campeonato.

Hoje, a falta de planejamento e interesses acima do futebol estão na maioria dos campeonatos estaduais (eu diria até que em todos). E no futebol carioca não é diferente.

Hoje, vejo os times do Rio com dificuldades de montar times competitivos e de alto nível para os diversos campeonatos disputados no ano. A falta de planejamento das diretorias, a falta de dinheiro no cofre do clube ou a falta de jogadores bons disponíveis no mercado podem ser um dos motivos para que os times do Rio desempenhem um futebol tão fraco nos campeonatos em que disputam, sejam eles estaduais ou nacionais.

É necessário que os quatros grandes se unam fora de campo para garantir o sucesso já conquistado há anos dentro dele. Por isso, as diretorias dos clubes necessitam de planejamento, organização e pessoas competentes que pensem não apenas em ajudar seu clube, mas sim o futebol do Rio.

Por isso, o mais importante além da organização fora de campo, é a participação das torcidas dentro dele. Nós sabemos que elas fazem a diferença e determinam muitas vezes o rumo que uma partida pode tomar. É extremamente importante que aja união entre clube e torcida para que o nosso “charmoso” campeonato não perca seu charme tão carioca de ser.

bottom of page