top of page

Tempo x alimentação saudável: você sabe conciliar?

  • Aline Mendes
  • 25 de nov. de 2015
  • 3 min de leitura

Atualizado: 6 de abr. de 2020


Foto: Reprodução/Free Images

Nos dias atuais, ter que conciliar faculdade e trabalho é a realidade de muitos jovens. Como consequência, muitas vezes a saúde fica debilitada devido à falta de cuidado com a alimentação. Por isso, alguns cuidados são essências.

Segundo a nutróloga Helandra Riscado, se não houver tempo para se alimentar ao longo do dia, fica complicado reverter os danos causados ao corpo e à mente. O descaso com a saúde traz consequências gravíssimas, como doenças crônicas, principalmente hipertensão, diabetes e depressão, e até, mais tarde, a doença de Alzheimer. Além disso, a obesidade se torna um risco, o que atrapalha o curso normal da vida e acaba afetando toda a família. Em casos extremos, o paciente pode desenvolver complicações que o levam à morte.

"A alimentação ideal para os jovens seria com baixo teor de carboidrato simples, ou seja, uma alimentação sem açúcar, sem o consumo excessivo de massas e baseado em proteínas com alto valor biológico, como alimentos funcionais, que, além de saciarem a fome, podem ajudar a tratar o corpo. ‘Que o alimento seja seu remédio e que seu remédio seja o teu alimento’. O provérbio sintetiza aquilo que o alimento deve ser para as pessoas: tomar vitaminas que estão presentes nas variedades de frutas e nas verduras coloridas, fazer o consumo reduzido de gordura dando preferência às gorduras de boa qualidade, as monossaturadas e polissaturadas, que estão presentes em alimentos como abacate, castanha e azeite. Modificar a alimentação para além de saciar a fome ser ele um nutriente efetivo", aconselha Helandra.

Marmita, sim, por que não?

A saída para os jovens terem uma alimentação adequada é preparar o lanche em casa, levando o alimento para onde estão ou, ainda mobilizar cantinas e restaurantes que atendam à demanda deles, providenciando alimentos mais saudáveis para serem consumidos. Além disso, praticar exercícios físicos é um hábito que pode fazer a diferença.

Manuela Pereira Escala, 19 anos, estudante de jornalismo, mora em São Fidélis, mas estuda e trabalha em Campos, ou seja, passa o dia todo fora e precisa comer na rua. Ela diz ter consciência de que não está se alimentando direito.

Estudante de jornalismo, Manuela Pereira Escala (Foto: Arquivo Pessoal)

“Como preciso me deslocar todos os dias de uma cidade para outra, para estudar e trabalhar, não tenho horários certos para alimentação. Não tomo café da manhã, almoço sempre na correria e consumo lanches no lugar de uma refeição completa na hora de jantar".

No entanto, a futura jornalista diz que tem incluído saladas nas refeições, bebido suco e comido mais carnes brancas. Manuela optou por fazer dieta de refrigerante porque acha que a química pode trazer malefícios no futuro.

Tayná Ribeiro, 22 anos, estudante de fisioterapia do Isecensa, é outro exemplo de jovem que está tentanto ter mais cuidado com a saúde, mas ainda encontra dificuldades.

"Geralmente, como de três em três horas porque sei que é o adequado, mas não tenho uma alimentação saudável da parte da tarde até de noite. Depois do almoço, no lanche da tarde, sempre como salgado ou tomo um açaí", confessa.

Luiz Mauricio Almeida, 22 anos, também estudante, opta por ir em casa se alimentar sempre que pode, mas que esbarra no fator tempo.

"Quando não dá, como salgado, como sempre um sanduíche natural, na maioria das vezes. Não tenho hora certa para comer e sei que isso é prejudicial a minha saúde".

Já Cheyenne Sardinha de Moraes, 26 anos, estudante de direito, diz que leva seu lanche na bolsa. Os resultados por ter optado por uma alimentação mais saudável já começaram a aparecer.

"Como tenho pouco tempo em casa, procuro sempre levar na bolsa um tipo de fruta ou iogurte sem lactose. Uma receita que aprendi a fazer é tapioca com queijo branco integral. Decidi fazer essa dieta por questão de saúde e estética, emagreci dez quilos e me sinto mais bonita e disposta", orgulha-se.

Cartilha

O Ministério da Saúde disponibiliza um guia alimentar para a população de modo geral, um verdadeiro manual com dicas de alimentação saudável. Para conferir, clique aqui.

Receita

O canal Panelaterapia tem uma receita deliciosa de sanduíche natural. Para uma versão muito mais saudável, substitua a maionesa por iorgute natural ou creme de leite. Para acompanhar, suco da fruta.

bottom of page