top of page

Ministério da Saúde atualiza as informações sobre a febre amarela no país

  • Ana Carolina Freitas e Ana Carolina Manzzi
  • 30 de mar. de 2017
  • 1 min de leitura

Atualizado: 6 de abr. de 2020


O Ministério da Saúde atualizou as informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde sobre a situação da febre amarela no país. Até o último dia 17 foram confirmados 448 casos da doença em todo o país. Ao todo, foram notificados 1.561 casos suspeitos, sendo que 850 permanecem em investigação e 263 foram descartados. Dos 264 óbitos notificados, 144 foram confirmados, 110 ainda são investigados e 10 foram descartados.

A Febre Amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por mosquitos, tanto em áreas urbanas e silvestres. Em áreas florestais, os principais vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes. No Brasil, a forma urbana da doença está erradicada desde 1942, tendo os últimos casos, em número de três, ocorrido em Sena Madureira, no Estado do Acre. Persiste, no entanto, a ocorrência da forma silvestre, uma vez que o vírus nas matas circula, predominantemente, entre os mosquitos e algumas espécies de macacos.

Para o enfrentamento da doença, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente a vacina por meio do Calendário Nacional de Vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (também conhecida como Posto de Saúde), principalmente para as pessoas que moram ou vão viajar em área rural, silvestre ou de mata.

Em Campos dos Goytacazes, a vacinação começou no dia 17 e segundo informações adquiridas na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), um dos postos vacinais, a campanha se estenderá até maio. Segundo a Prefeitura de Campos, haverá doses para toda a população em onze postos espalhados pelo município. Ao todo, serão disponibilizadas 500 doses cada posto. O atendimento acontece a partir das 8h.


bottom of page