Dia Mundial da Saúde deste ano traz como tema a Depressão e os riscos do suicídio
- Ana Carolina Manzzi
- 6 de abr. de 2017
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de abr. de 2020

O Dia Mundial da Saúde será lembrado no dia 7 de abril, data em que as autoridades de saúde enfatizam a importância da preservação da saúde, através da qualidade de vida. Este ano o tema escolhido foi a Depressão, pois, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença é segunda principal causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos de idade em todo o mundo.
Em Campos, o dia será lembrado no domingo (09), das 8h às 13h, com uma série de atividades esportivas no Jardim São Benedito. A realização do evento é mais uma parceria público-privada da Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Municipal de Esporte (FME) e a Unimed Campos.
O slogan da campanha deste ano é: "Vamos falar sobre depressão". Esta doença afeta pessoas de todas as idades e condições sociais.
De acordo com especialistas, ela traz grande sofrimento mental e afeta a capacidade das pessoas para realizar tarefas diárias. Muitas vezes os pacientes são impactados nas relações com a família, amigos e a capacidade de ganhar a vida. No pior dos casos, a depressão pode levar ao suicídio, que hoje, segundo a OMS, é a segunda principal causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos de idade.
A depressão é uma doença caracterizada pela tristeza persistente e perda de interesse em atividades que normalmente se desfrutam. Além disso, as pessoas com depressão têm geralmente vários dos seguintes sintomas: perda de energia, mudanças de apetite, necessidade de dormir mais do que o habitual, ansiedade, diminuição da concentração, indecisão, inquietação, sentimentos de inutilidade, culpa ou desesperança, e pensamentos de auto-agressão ou suicídio.
O foco da campanha é a importância de se falar sobre a depressão como um componente vital de cura. E incentiva a todos a falar de depressão com um membro da família, amigo ou profissional de saúde, para que aumente o número de pessoas que buscam tratamento.