Hemocentro de Campos faz apelo por doações
- Gabriel Torres
- 20 de abr. de 2017
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de abr. de 2020

O Hemocentro regional de Campos iniciou mais uma semana com baixo estoque de sangue. Devido a vacinação contra a febre amarela, iniciada no dia 18 de março no município, o número de comparecimento de doadores reduziu muito, o que levou à queda do estoque. De acordo com o órgão, a carência é para todos os tipos sanguíneos.
O administrador do hemocentro, Luciano Costa, aconselha as pessoas que ainda não tomaram a vacina contra a febre amarela, para que compareçam e façam a doação de sangue. “Mas aquelas que já vacinaram, devem esperar um período de 30 dias e procurar o Hemocentro ou a unidade móvel. Estas terão que comprovar a data de vacinação".
Luciano ainda alertou para o risco maior de acidentes nos feriados e a necessidade de ter um bom estoque de sangue. “Estamos mais uma vez contando com a colaboração da imprensa para chamar os doadores já cadastrados e os que nunca doaram, pois teremos feriados em que muitas pessoas saem da cidade e os riscos de acidentes são maiores. Por isso a necessidade de termos um bom estoque para que possamos atender tanto a emergência quanto a urgência”.
Para aumentar o estoque de todos os tipos sanguíneos, a unidade móvel está percorrendo vários lugares de Campos e municípios vizinhos. Nesta quinta-feira (13), a unidade móvel estará na Praça São Salvador; 18/04, Bom Jesus do Itabapoana; 25/04, Porto do Açu; 27/04, Praça São Salvador; e 29/04, Travessão de Campos.
Para doar é preciso levar documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 16 e 67 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Doadores com 16 e 17 anos devem preencher formulário próprio fornecido pelo Hemocentro Regional de Campos, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação, e com cópia da identidade oficial do responsável anexada. Candidatos com idade superior a 60 anos só poderão doar se realizaram doações de sangue anteriormente.