Abril Azul: Defesa e Conscientização mundial sobre o Autismo
- Amanda Monteiro
- 28 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de abr. de 2020
No próximo dia 2 de Abril (Segunda-feira), será comemorado o dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data, que foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, é usada para conscientizar a população, derrubando preconceitos e esclarecer sobre do que se trata o Autismo. Esse transtorno no desenvolvimento do cérebro afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. Em Campos dos Goytacazes costumam ser realizadas palestras em hospitais, escolas, onde o convívio da criança com a sociedade começa e permanece. Na data, vários pontos turísticos do país são iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo.

Segundo a médica, Maria Clara Fernandes, residente em Psiquiatria, “o transtorno do espectro Autista é caracterizado por uma ampla gama de problemas na comunicação social e por comportamentos restritos e repetitivos", explicou a especialista.
A médica também esclareceu que tal transtorno se torna evidente no segundo ano de vida e há desinteresse social por parte do paciente. "Em alguns casos, se nota uma ausência de interesse nas interações sociais já no primeiro ano de vida. Embora os problemas linguísticos não sejam critérios diagnósticos primordiais, deve haver uma preocupação tanto dos médicos, quanto dos pais, caso a criança não tenha desenvolvido linguagem alguma dos 12 aos 18 meses de idade. Se esse retardo linguístico ainda for acompanhado de uma retração no comportamento social o “pisca alerta” deve ser ligado imediatamente e procurar ajuda profissional", informou Maria Clara.
Alguns indivíduos portadores da doença costumam desenvolver habilidades precoces, como por exemplo, capacidade para leitura, cálculos, memorização e habilidades musicais. A médica alerta que ainda é possível que essas crianças não reconheçam ou diferenciem explicitamente as pessoas mais importantes da sua vida e não reajam de forma tão intensa quando deixadas com uma pessoa estranha, como as outras crianças.
No Brasil, o dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades.
“Quanto mais cedo o diagnóstico e intervenção terapêutica, melhores serão os resultados nas interações sociais e comunicação da criança. Por isso se faz tão importante o conhecimento geral sobre o tema e o acompanhamento profissional quando identificada qualquer característica,” conclui a médica.