Epidemia de conjuntivite em Campos e região
- Sara Rocha
- 1 de abr. de 2018
- 1 min de leitura
Atualizado: 4 de abr. de 2020

Nos três primeiros meses do ano Campos dos Goytacazes e outros municípios da região Norte Flumiense registraram mais de 10 mil casos de conjuntivite do tipo viral, transmitida apenas pelo contato. Os principais hospitais da cidade, Hospital Ferreira Machado (HFM) e o Hospital Geral de Guarus (HGG) atendem diariamente 120 pessoas com suspeita da doença. Os casos encaminhados para esses hospitais são considerados mais graves ou em estado de evolução crítica.
O município de Macaé também foi afetado com o surto de conjuntivite viral. A Secretaria Municipal de Saúde registrou 150 atendimentos diários pelo Hospital Público Municipal (HPM). Já em Quissamã 51 pessoas foram atendidas pelo Hospital Mariana Maria de Jesus nas últimas semanas com a doença.
Os sintomas da conjuntivite são: olhos vermelhos, lacrimejamento, secreção no olho, coceira e aversão a luz.
A doença é classificada como contagiosa e os primeiros atendimentos podem ser feitos nos postos de saúde e nas unidades de emergência. Para evitar contrair a infecção a Secretaria Municipal de Saúde orienta sempre lavar as mãos, não compartilhar objetos de uso pessoal, evitar coçar os olhos e utilizar sempre álcool em gel.