top of page
  • Rhyann Souza e Lucas Arantes

A decadência dos Campeonatos Estaduais em 2018

Atualizado: 4 de abr. de 2020


Os tradicionais Campeonatos Estaduais vivem dias dramáticos, na maioria das vezes, isso atinge de forma direta em sua renda. Fatores como rádios, tvs, internet e outras plataformas digitais, atraem "os torcedores de sofá". Maracanã, Morumbi, Mineirão e outros estádios Brasil afora sofrem com a solidão das arquibancadas. Os estaduais tiveram fim neste último final de semana. A maioria dessas competições receberam públicos pífios.

Crédito: Divulgação

Por anos e anos, os jogos disputados nesses campos sagrados, principalmente em seus respectivos Campeonatos Estaduais, foram se desenhando de maneira histórica. Inúmeros fatores são responsáveis de forma direta pelo esvaziamento nos principais estaduais.

Por conta do avanço da tecnologia, principalmente da TV e Internet, os estádios foram ficando cada vez mais vazios. Outro ponto crucial para a diminuição do público dos Campeonatos Estaduais, é a questão de alguns partidas sem importância dos estaduais se cruzarem com outras datas importantes do calendário futebolístico. Nos dias atuais, é muito difícil competir com Libertadores, Copa do Brasil e início de Campeonato Brasileiro. O torcedor, na maioria das vezes, fica na opção de escolher o torneio de grande porte.

Analisando alguns números dos Campeonatos Estaduais em 2018, percebe-se uma crescente muito grande por parte da equipe do Palmeiras-SP, muito por conta do programa de sócio torcedor, inúmeras contratações e um belo e novo estádio. O Verdão vem como primeiro colocado em público neste começo de ano. O Palmeiras, em 10 jogos disputados no Allianz Arena, teve uma média superior de público de 31.120, contabilizando uma renda de R$ 20.877.758.

A Taça Libertadores, até o momento, é o torneio que mais atrai público nos estádios brasileiros. O torneio mais importante do Continente conseguiu levar aos estádios até o momento, uma média superior de 20 mil pessoas por partida.

O Campeonato Carioca teve uma média de público fraquíssima em todo seu campeonato, porém nas semifinais do estadual, e também na grande final, o "Cariocão" recebeu o maior público do futebol brasileiro até o momento. Cerca de 65 mil torcedores estiveram presentes no duelo entre Vasco x Botafogo, jogo que ocorreu no Maracanã no último domingo (08/04).

O Campeonato Catarinense neste ano teve a pior média de público no Brasil neste ano. Ao todo, o Catarinense teve uma média de 2 mil pessoas por partida.


12 visualizações
bottom of page