top of page
  • Foto do escritorLucas Soriano

Em tempo de pandemia, psicólogos oferecem atendimento gratuito aos servidores públicos de Campos

O projeto tem como objetivo revigorar o ânimo e ajudar as pessoas que estão sofrendo diariamente com a sobrecarga emocional nesse tempo de pandemia e isolamento social


Uma campanha sensível teve início no dia 25 de maio em Campos dos Goytacazes por conta da pandemia da Covid-19: sete psicólogos estão fazendo atendimento virtual gratuito aos servidores municipais através do Programa SOS Emoções Servidor, com escuta qualificada por parte dos psicólogos da Secretaria Municipal de Saúde junto a quem precisa e quer falar sobre suas experiências e angústias.


A pandemia do novo coronavírus desencadeou instabilidades emocionais em muitas pessoas, seja pelo estresse provocado pelos noticiários ou pelas dificuldades enfrentadas durante o isolamento social e a suspensão da rotina. Com isso, psicólogos em todo o país passaram a oferecer um sistema on-line de atendimento durante este período. A psicóloga Luciane Mina, que coordena o trabalho, conta que em Campos não foi diferente:


“O SOS Emoção teve início no movimento da pandemia, mas, no ano de 2019, eu já vinha desenvolvendo o cuidado presencial do servidor usando aplicação de barras de access, que é uma tecnologia nova no Brasil e inovadora no serviço público. Com a pandemia, a gente reconfigurou o trabalho para esse sistema on-line”, explica a profissional.


Amparo - Segundo Luciane, todo projeto é desenvolvido a partir de um telefone disponibilizado para todos os servidores da prefeitura da cidade. A partir de escuta especializada, é oferecido, então, o suporte através de videoconferência ao servidor.


“Se ele preferir sem vídeo, pode também conversar, pois temos o trabalho desenvolvido por mensagem texto no Whatsapp, se a pessoa optar. Não teremos essa aproximação física, mas, sim, esse contato remoto. Fazemos isso do Centro de Combate ao COVID-19, onde nós, psicólogos, estamos trabalhando de forma presencial para dar suporte aos demais funcionários da prefeitura e aos familiares dos pacientes diante da situação de óbito”, acrescenta Luciane.


Segundo a psicóloga Isabel Araújo, colaboradora do projeto, há uma preocupação com a preservação da saúde mental dos servidores.


“Podemos ajudar a preservar a saúde mental com atendimento visando ao aumento da autoestima, elevando e fortalecendo a autoconfiança na vida, para fazê-la funcionar, de modo que o servidor produza em seu trabalho de forma tranquila, sem ansiedade e com seus medos mais controlados”, explica.


O projeto, que vai durar o tempo da pandemia, cumpre papel de suporte e apoio a quem está com a saúde mental fragilizada.


"Como psicóloga experiente de atendimento ambulatorial e hospitalar, esta experiência on-line me preocupou um pouco por não estar frente a frente com o paciente, porém, percebi que tenho tido um retorno bem positivo, pois vários conflitos foram minimizados e alguns entraves desfeitos”, garante Isabel.


Serviço - As informações sobre a quantidade de pessoas que já passaram pelo atendimento e as principais áreas profissionais atendidas são mantidas sob sigilo ético pelo programa. O atendimento on-line pode ser agendado pelo servidor através do número (22) 98114-6609, das 8h às 17h, horário de plantão da equipe, de segunda a sexta-feira.

56 visualizações
bottom of page