Grandes do futebol carioca já acumulam doze técnicos no ano
- João Paulo Crespo
- 25 de nov. de 2015
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de abr. de 2020

Prática comum em todos os times do Brasil, a demissão de um técnico serve para dar uma injeção de ânimo na tentativa de salvar o time em situação complicada. No atual campeonato brasileiro de 2015 da série A, em 29 rodadas, já foram trocados 26 técnicos, média de quase um técnico por rodada. Os únicos times que não trocaram de técnico no campeonato são: Corinthians, o atual líder, o Atlético-MG, o vice líder e o Avaí que atualmente luta contra o rebaixamento.
Os números mostram o desequilíbrio do atual cenário do futebol, onde torcida e diretoria dos clubes não esperam o trabalho de um treinador vingar, por muitas vezes, o técnico chega as vésperas de um jogo e sequer tem tempo para treinar a equipe, muito menos conhecê-la o suficiente para escolher quais são os melhores jogadores do time. Porém, como tudo é muito dinâmico no futebol, o técnico ganha e se esquece tudo aquilo que ficou pra trás.
No Rio de Janeiro atualmente, os 4 times grandes têm uma média de 3 técnicos só esse ano. O Botafogo, teve apenas dois técnicos, Renê Simões e Ricardo Gomes que dirige o clube no momento. No Flamengo, já foram 3 no ano. Iniciou com Vanderlei Luxemburgo, depois veio Cristóvão Borges e hoje quem está no comando é Oswaldo de Oliveira. O Vasco também teve 3 técnicos no ano: Doriva, Celso Roth e no momento o comando é de Jorginho. No Fluminense, a situação é mais crítica, são 4 técnicos no ano, Cristóvão Borges, Ricardo Drubscki, Enderson Moreira e atualmente Eduardo Baptsita. Ao todo são 12 técnicos em 4 clubes, em 10 meses.
Junto os 4 grandes do Rio de Janeiro tiveram nos últimos 10 anos, 87 técnicos no total. Na liderança está o Vasco que já somou 25 técnicos nesse período. Logo atrás estão empatado com 23 trocas de técnicos, a dupla Fla-Flu. O Botafogo nesse período teve apenas 16. No século XXI, Flamengo aparece no topo com 33 trocas, o Vasco vem em seguida com 32 trocas e o Fluminense em terceiro com 31 trocas.
De fato, a troca de técnicos nesse campeonato surtiu muito efeitos em times como Grêmio, atual terceiro colocado e também em times como Palmeiras, Flamengo e o Santos, todos esses hoje brigando por vaga na Libertadores do ano que vem. Mas a continuidade do trabalho é fundamental em um campeonato de pontos corridos, a exemplo de Corinthians e Atlético-MG que hoje disputam o título do Brasileiro de 2015.