top of page

Onze anos de dom musical

  • Yan Tavares
  • 29 de fev. de 2016
  • 4 min de leitura

Foto: Divulgação

"Sempre digo a mim mesma que se você seguir o seu sonho, você poderá chegar aonde quiser ". Esse é o lema de Júlia Ferreira. A campista, de apenas 11 anos, hoje é sucesso em todo o país, através do "The Voice Kids Brasil", transmitido pela Rede Globo de televisão. Classificada em 24 de janeiro, Júlia se apresenta no início da tarde deste domingo (28), representando o time da dupla Victor e Léo, no último dia de batalhas para a próxima fase.

Ao classificar a revelação goitacá, a dupla definiu que não só o programa, mas o país inteiro merecem seu talento. "Soou como uma flor, uma caixinha de som altamente potente, sem ocupar muito espaço e fazendo a festa. Já está pronta, só precisa soltar a voz e cantar, mais nada", destacaram os cantores.

Foto: Reprodução/TV

Após a emoção com as declarações e sentimento de dever cumprido, de sonho realizado, os pais de Júlia, Angélica Ferreira e Cleto Júnior, contam com entusiasmo e verdadeiro fascínio a caminhada até aqui.

"A música se faz presente nela desde sempre. Ela praticamente aprendeu a falar e cantar ao mesmo tempo, desde um ano e sete meses de idade. A partir daí, ela passou a cantar sempre, e sempre mesmo. Hiperativa que é, a música era a única coisa que a entretinha e a acalmava, e hoje canta até dormindo! Quando quebrou o braço, foi cantando até o centro cirúrgico, e assim ficou até o efeito da anestesia, assim encatando a todos pela sua calma", conta Angélica.

O pai da campista revela que diante de tanta vocação, tendo em casa o exemplo de Angélica, também cantora - canta em igreja, onde Júlia não perdeu tempo e sempre que possível dá suas palhinas -, esperava que algum dia a filha fosse além com a música, só não podia imaginar tamanha realização.

A menina Júlia e os pais Angélia Ferreira e Cleto Júnior. (Foto: Acervo Pessoal)

"Éramos apenas uma simples família de Guarus, e hoje nossa filha tem fãs em todo país e é vista em todo mundo. Foi pra nós uma satisfação, uma felicidade enorme a notícia da aprovação do vídeo, lá em setembro, depois a primeira audição no Rio, em novembro, e mais ainda no programa. A inscrevemos porque pensávamos nisso, estávamos esperando o programa vir para o Brasil para inscrevê-la, só não contávamos com todo esse triunfo", diz ele.

Apesar de tão pouca idade, Júlia se mostra dona de uma serenidade e tranquilidade dignas de quem nasceu com dom de ser artista. Sorrindo e com brilho no olhar, ela conta o que sentiu quando as cadeiras viraram.

"Um misto de emoções, sem explicação. Vontade de sorrir, chorar, vibrar, tudo ao mesmo tempo, e tem que se segurar e cantar até o fim", conta ela, que foi aprovada ainda no início de sua presentação e, desde o sucesso no The Voice, faz curso de inglês para cantar em outra língua cada vez melhor.

Quem também elogia os passos de Júlia é Raphael Rolemberg, seu professor no Centro Cultural Musical, onde ela estuda música e faz apresentações.

"Além de uma família determinada, ela tem um talento nato. Tudo pra ela é divertido e simples de fazer, e ela simplesmente faz, lindamente. Penso que essa naturalidade é mesmo dela, como ocorre com toda pessoa talentosa", conclui Raphael.

Júlia, que agora também faz aulas de teatro, não para de ser convidada para se apresentar. Cantou ao lado da banda "TB6", no carnaval de São João da Barra, e no último Trio Elétrico de Farol, com a banda "Bambalada". Já na última sexta-feira, foi a vez de cantar com o grupo Samba Six.

A cantoria mostrou naturalidade e leveza durante todo o papo com o Goitacá Informa, deixando ver a pureza própria da idade. Dona de uma voz doce aos ouvidos, ela possui um gosto musical marcado principalmente por MPB e Pop, mas é eclética e incansável quando o assunto é música.

Hoje a menina continua com sua simpatia e carisma por onde passa, gosta de novelas infantis, desenhos, sorvete e açaí. Alvo de um grande carinho na cidade e região, independente da fase em que chegue no programa televisivo, será sempre a Júlia Ferreira, campista do primeiro "The Voice Kids Brasil".

Mas o sucesso não termina aí. Com aprovação da Alerj (Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) e da Câmara de Vereadores de Campos, Júlia será homenageada na Capital e em sua cidade natal com moção de aplausos por levar o nome do Rio de Janeiro e de Campos ao mundo.

"Ela já chegou até onde chegou, estamos realizados com isso e agora esperamos que vá sempre em frente. Esperamos também que outras crianças daqui cheguem à realização de seu sonho, por maior que seja. Afinal, não tem segredo nenhum, apenas buscar e acreditar, sem desistir do que se almeja", conclui Júnior sobre o momento que vivem Júlia e família.

Júlia Ferreira, a lindeza - como definiu toda a banca de cantores do programa - que encantou a todos em sua primeira apresentação, volta ao palco daqui a pouco, para o úlitmo dia de batalhas. Será que ela passa para a próxima fase? Disso, só saberemos mais tarde. A única certeza é de que a torcida e a força positiva são enormes, de que agora é realidade e de que Campos tem uma grande prata, da qual deverá cuidar, incentivano, ainda, o surgimento de novas caras e valorizando a cultura local. Afinal, já há crianças e até adultos tomando Júlia como exemplo.

Foto: Acervo Pessoas

As inscrições para o próximo programa já estão abertas! Para quem a tem como inspiração, Júlia volta à frase do início e diz que, se você acreditar, poderá ir sempre além. Para este domingo, cabe a nós a torcida para que nossa conterrânea vá além!

 
 
 
bottom of page