top of page

Lixo eletrônico vem ganhando destaque em Campos

  • Thaisa Barreto
  • 19 de mai. de 2016
  • 2 min de leitura

Foto: Divulgação

Atualmente, o alto descarte de lixo eletrônico de aparelhos inservíveis vem crescendo em Campos. Celulares, computadores, câmeras fotográficas, baterias, pen drives, pilhas, entre outros equipamentos eletrônicos, são componentes altamente prejudiciais à saúde e natureza. Campos já encontrou a solução para este problema. Há quatro anos foi desenvolvido na cidade um programa para o recolhimento desses lixos tecnológicos.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental, através da Superintendência de Limpeza Pública, vêm trabalhando junto com a empresa de Reciclagem União, que faz o recolhimento em pontos distintos na cidade. Apesar disso, muitos ainda não conhecem os locais da entrega de lixos eletrônicos, como conta o jovem comerciante de lava-jato, Esteves Freitas da Silva, de 23 anos.

Foto: Divulgação

“Não tenho o hábito de trocar o celular, mas confesso que outros equipamentos, como o pen drive, não tenho o cuidado de descartar corretamente. Também desconhecia esses pontos de entrega, agora vou tentar fazer o descarte de forma certa”, disse Esteves.

Os equipamentos eletrônicos quando não adequadamente descartados, podem ocasionar sérios riscos à saúde e ao meio ambiente. Elementos químicos como, arsênio, cádmio, chumbo e mercúrio contribuem em grau elevado para o surgimento de várias doenças, entre elas, problemas cardiovasculares, câncer, diabetes, mau funcionamento dos rins e outros.

A destinação incorreta desses equipamentos, como levá-los para aterros sanitários, podem causar a contaminação do solo, das águas do subsolo e ainda da atmosfera. Caso estes lixos sejam queimados, a combustão deles transformará o oxigênio em gás carbônico. Vale lembrar que as lâmpadas fluorescentes são classificadas como resíduos perigosos, em especial o mercúrio, por isso é fundamental depositá-las em coletores seguros e encaminhá-los ao fabricante.

A entrega de baterias, pilhas e celulares, podem ser feitas no centro administrativo José Alves de Azevedo, sede da Prefeitura de Campos, na rua Coronel Ponciano de Azeredo Furtado, no Parque Santo Amaro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Pessoas interessadas em fazer o procedimento correto com o lixo eletrônico devem ligar para a empresa de reciclagem União através do telefone: (22) 2731-7171.

Hábito brasileiro

Pesquisas apontam que o brasileiro não tem o hábito de utilizar os mesmos aparelhos por tempo de vida útil. O celular, por exemplo, é um recurso muito desfrutado a todo instante e com a tecnologia avançada as pessoas acompanham os avanços tecnológicos dessa ferramenta.

Com base do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IBDC), segue abaixo a tabela da vida útil de alguns aparelhos:

A autônoma Rogéria Luiz Santana, de 30 anos, que acompanha o avanço da tecnologia, costuma fazer o descarte corretamente. “Não deixo nada de qualquer jeito, quando troco o aparelho celular, por exemplo, deixo o aparelho velho no lugar correto”, conclui ela.

Algumas dicas podem ajudar as pessoas a fazerem um melhor acondicionamento dos lixos eletrônicos temporariamente: guardá-los em sacos em lugar seco e arejado, longe do contato de pessoas e animais, até que sejam devidamente recolhidos pela a empresa responsável.

 
 
 

Comentarios


bottom of page