Desafios na formação de leitores
- Bianca Azevedo
- 15 de ago. de 2016
- 1 min de leitura

Na última terça-feira (09), a professora Ana Lúcia Tavares, da Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Campos (Smece), ministrou a oficina de ideias “Caminhos e trilhas na formação do leitor”. O trabalho fez parte da programação da 9º Bienal do Livro, que aconteceu no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) em Campos dos Goytacazes. A oficina contou com a presença de professores, alunos do curso de artes, letras, jornalismo e público em geral.
Foram expostos caminhos, formas e dificuldades que não só Campos, mas todo Brasil passam para a formação de bons leitores. O público teve a oportunidade de participar ativamente da oficina em atividades como contação de histórias.
Para Ana Lúcia, a falta de estímulo das crianças e jovens para ler está relacionada ao importante papel da escola na formação social e cultural dos alunos. Ela explicou que a falta desse incentivo acaba envolvendo a família que desde cedo deveria instruir seus filhos a exercícios relacionados à leitura, mas como isso acaba não acontecendo, a escola entra com grande importância.
“Formar um leitor é investir na criança desde pequena com a literatura infantil, proporcionando que ela tenha contato com vários tipos de texto, essa diversidade textual é importante e principalmente deixar a criança interagir", afirmou a professora.