Apaixonados por animais criam grupo de adoção em São Fidélis
- Kariny Maia
- 5 de out. de 2016
- 2 min de leitura

Um grupo de fidelenses está fazendo a diferença ao cuidar de animais abandonados da cidade. Angerlany Alecrim e sua amiga Lúcia tiveram a ideia de criar o grupo São Fidélis – Adoção de Animais com o Coração em 2014 e até hoje fazem o possível para ajudar os bichinhos.
Como não possuem espaço físico, Angerlany Alecrim conta que os animais ficam em um lar temporário, dependendo de ração e castração, e por isso nem sempre podem recolher todos os animais da rua. “Pela falta de espaço físico só pegamos quando temos o lar temporário. A não ser que esse esteja em estado doentio, correndo risco de vida. Então imploramos por um lar. Temos outras pessoas que nos ajudam com cuidados pessoais quando estou no sufoco, como a Graciana, Juliana Gomes, Clicia e Artur”.
No grupo do Facebook com quase 2.000 membros, eles promovem as adoções com fotos dos cachorros e gatos que precisam de um lar. Angerlany afirma que já pediu ajuda a um vereador, mas o mesmo não ajudou. “Por ali (grupo do Facebook) eu consigo doar e receber ajuda. Mas a prefeitura nunca nos ajudou.”
Prefeituras de diversos municípios do Brasil oferecem a castração gratuita dos animais. Além de prevenir diversas doenças, a castração impede a reprodução e assim diminui a superpopulação de cães e gatos e o número de animais em situação de abandono.
Solidariedade em alta O grupo de adoção criado por Angerlany e amigos em São Fidélis não é o único a promover ações solidárias na cidade. O projeto Um Sorriso de Esperança, o USE, formado por jovens que se inspiraram na ONG “Doutores da Alegria”, tem o intuito de levar auto-estima às pessoas em ambientes pouco propícios, como leitos de hospital, instituições destinadas a deficientes, etc. O grupo não é vinculado à nenhuma instituição religiosa, política ou financeira. Com aproximadamente um ano de existência, os voluntários já realizaram diversas ações, como visitas ao lar dos idosos e hospitais, campanha de doação de sangue e doações de brinquedos.