top of page

Chapecoense vence o Atlético Nacional de Medellín e sai em vantagem na disputa pelo título da Recopa

  • João Marcos Campinho
  • 12 de abr. de 2017
  • 2 min de leitura

Atualizado: 6 de abr. de 2020


Foto: Buda Mendes/Getty Images

A Chapecoense venceu o Atlético Nacional de Medellín pelo placar de 2 a 1 no último dia 04, no primeiro jogo da final da Recopa Sul-Americana. A partida aconteceu na Arena Condá, em Chapecó, com um público de cerca de 20 mil torcedores. Os gols da Chape foram marcados por Reinaldo e Luiz Otávio, enquanto Macnelly Torres descontou para o time colombiano. Além do futebol, antes da bola rolar, o jogo também foi marcado por homenagens às vítimas do acidente aéreo envolvendo o time.

O dia em Chapecó foi repleto de homenagens para as 71 vítimas do trágico acidente de avião em 29 de novembro de 2016. Antes do início do jogo, marcado para às 19h15, o zagueiro Neto, o lateral Alan Ruschel, o goleiro Jackson Follmann e o narrador Rafael Henzel, sobreviventes do desastre aéreo, estiveram no campo e cada um deles fizeram um breve discurso. O momento foi de muita emoção em todo o estádio.

Após as homenagens, a bola rolou. Vagner Mancini, técnico da Chapecoense, apostou numa escalação ousada dando muita velocidade ao ataque do time, porém, o jogo demorou a engrenar. No início da partida houve muita marcação de ambas as equipes, o que dificultou a criação das jogadas. Aos 23 minutos de jogo, após a finalização do lateral-direito João Pedro pegar no braço de Bocanegra, lateral-direito colombiano, o juiz marcou pênalti para a Chapecoense. Na cobrança, o lateral-esquerdo Reinaldo deslocou o goleiro e marcou. Após sofrer o gol, o Atlético Nacional pressionou muito pelo empate até o fim do primeiro tempo, entretanto, esbarrou no forte sistema defensivo do time brasileiro.

Para o segundo tempo, a Chapecoense fez uma alteração. O zagueiro Douglas Grolli saiu do jogo devido a uma lesão e deu lugar ao zagueiro Luiz Otávio, enquanto o Atlético Nacional voltou ao campo sem alterações. As equipes permaneceram com a mesma estratégia que utilizaram no primeiro tempo. O time de Chapecó defendia e o time colombiano pressionava pelo empate até conseguir aos 13 minutos do segundo tempo com um belo chute de fora da área do meio campista colombiano Macnelly Torres.

Sabendo que o time brasileiro não apresentava o mesmo ritmo da primeira etapa, a torcida tentava empurrar a equipe. Foi quando aos 28 minutos, no escanteio cobrado por Reinaldo, o zagueiro Luiz Otávio, que entrou após o intervalo, subiu mais alto que os defensores colombianos e marcou o segundo gol da Chape, dando números finais à partida.

O segundo jogo da final da Recopa Sul-Americana será no próximo dia 10 de maio, em Medellín, no Estádio Atanasio Girardot, às 21h45. Para a Chapecoense, basta um empate para conseguir o título. O Atlético Nacional precisa vencer por 2 gols de diferença para ser campeão, pois, segundo o regulamento da competição, o gol fora de casa não é vantagem para desempate.


bottom of page