top of page
  • Gabriel Carvalho

Contagem regressiva para a Copa do Mundo FIFA 2018

Atualizado: 4 de abr. de 2020


A vigésima edição do Campeonato Mundial Federação Internacional de Futebol (FIFA), ocorrerá neste ano, no período de 14 de Junho à 15 de Julho e será sediado na Rússia. O país foi escolhido devido o crescente interesse da população russa pelo futebol e contará com onze cidades-sede.

Após as eliminatórias para o campeonato, trinta e duas seleções foram classificadas para a disputa, contando com a russa, que por ser a anfitriã não precisou competir pela vaga. E o mascote desta edição será representado por um lobo denominado Zabivaka, que em russo significa “aquele que marca um gol”. Já a bola oficial foi batizada de Telstar 18, inspirada nas bolas oficiais da Copa de 1970 e 1974.

As obras dos estádios ainda estão em andamento devido à atrasos de empresas responsáveis, mas o governo russo afirma que ficará pronto à tempo do campeonato. Mesmo com o atraso, os preparativos e obras para o evento estão mais avançadas do que Brasil na última Copa.

Das onze cidades-sede escolhidas, dez estão localizadas na Rússia Europeia. São elas: Moscou, São Petersburgo, Kaliningrado, Cazã, Níjni Novgorod, Samara, Volgogrado, Saransk, Rostov do Don, Sóchi. A Última é Ecaterimburgo, que está localizada na Rússia Asiática. Ao todo serão doze estádios e o principal será o Luzhniki, em Moscou, onde ocorrerá a abertura e a final dos jogos, por ser o que comporta mais pessoas, já que estes são os dias que espera-se receber o maior número de torcedores.

Segundo dados disponibilizados pela FIFA, a compra de ingressos por estrangeiros está mais elevada do que pela população russa. Cerca de 53% dos bilhetes vendidos foram para estrangeiros e os brasileiros estão em segundo lugar na relação de maiores compradores.

A abertura da Copa acontecerá no dia 14 de Junho no Estádio Luzhniki, em Moscou. No Brasil, o campeonato será transmitido pela Rede Globo, Bandeirantes, SportTV e FOX Sports, e o jogo de abertura será entre a Rússia e a Arábia Saudita.

O HEXA

Jogadores escolhido pelo Tite para representar o Brasil na Copa.

A seleção brasileira já está nos preparativos para a Copa e a maioria dos jogadores se apresentaram no último dia 21, na Granja Comary, em Teresópolis. O lateral Marcelo, o volante Casemiro e o atacante Firmino se apresentarão dia 28 em Londres, pois no dia 26 disputarão a final da Liga dos Campeões. O primeiro jogo da seleção na Copa do mundo será no dia 03 de junho contra a Croácia.

Em sua primeira Copa do Mundo como técnico da seleção brasileira, Tite tem a missão de trazer o tão aguardado hexa. Os 23 jogadores foram convocados no dia 14 de maio e chegarão à Rússia, país sede da copa, no dia 10 de junho. Torcedores estão ansiosos para assistir a desenvoltura da seleção na competição.

O estudante de jornalismo José Vitor arriscou a lógica do técnico Tite para convocar os jogadores “Foi uma convocação coerente, levando em consideração que os jogadores que foram chamados por ele para seleção em boa parte das vezes, tirando o meia Fred” afirmou. Sobre o hexa, José Vitor se mostra inseguro. “O Brasil está entre as favoritas, mas é complicado falar sobre o hexa, pois a Espanha, a França e a Alemanha também estão com um time bem estruturado e em minha opinião são as favoritas” enfatiza.

José Vitor destaca que a chance do hexa este ano é maior quem em 2014, “O time este ano está mais organizado dentro de campo e taticamente as chances são bem maiores” aponta. Já estudante de jornalismo Lucas Arantes se mostra otimista “Eu como fanático por futebol estou bastante confiante, a seleção é uma das favoritas, sei o quão difícil é, mas o time tem grande potencial de conseguir conquistar essa Copa” frisa Lucas.

A Copa é logo ali

Com a data de início da Copa se aproximando, muitos torcedores brasileiros estão se programando para assistir aos jogos e aproveitar para passear pela Rússia, que é o maior país do mundo. Isso tudo engloba a questão de passaporte, passagens aéreas, dinheiro, transporte, alimentação, segurança, espírito esportivo e sangue brasileiro. A Rússia é um pais muito seguro, com poucos assaltos a mão armada em meios urbanos e com baixo nível de violência em geral, com forte policiamento, não só nos locais dos jogos, mas por todo o seu território.

Faltando menos de um mês, ainda há chances de ir aos jogos. Brasileiros não precisam de visto para a Rússia, devido ao um acordo que entrou em vigor no ano de 2010, no entanto, o tempo máximo de estadia sem o visto é de apenas 90 dias. Para tirar o passaporte há um valor fixo e único, já com as taxas de emissão, de R$ 257,25 reais. Os pacotes de passagens aéreas podem variar muito dependendo da emprese em que irá comprar e o dia que pretende viajar. Está na faixa de R$ 5.436,89, ida e volta, para uma pessoa, de acordo com alguns sites. A alimentação por pessoa no país, no período de 7 dias, com café da manhã, almoço e jantar, sairia em torno de 13.427,34 RUB, que convertidos para o real seria, aproximadamente, 800 reais. Já para hospedagem, a variedade é grande no país, em que pode-se encontrar hostéis, hotéis e albergues por 1.000 reais para o período de 7 dias. O transporte para quem quer economizar, são os trens, que serão gratuitos para os torcedores que viajarem mais de 100 horas para ver Brasil na Copa. No entanto, para ter acesso será necessário se inscrever no oFan ID.


33 visualizações
bottom of page