top of page
  • goitacainforma

O impacto do uso das telas na saúde e como evitar problemas

Atualizado: 12 de mai. de 2023

Com o avanço da tecnologia, os eletrônicos modernos oferecem telas cada vez maiores e mais atrativas. Os recursos tecnológicos são tão diversificados que é comum passar muitas horas exposto à luminosidade dos aparelhos. A exposição em frente às telas de televisão, celulares, programas de streaming e videogames são alguns dos exemplos.


Os efeitos negativos do uso excessivo da tela não são apenas físicos, mas também sociais. De acordo com especialistas, o uso prolongado em frente às telas pode afetar o desenvolvimento social, causando isolamento e dificuldades de interação com outras pessoas. Por isso, é importante estabelecer limites de tempo em frente aos aparelhos para evitar esses problemas.




O uso excessivo das telas também é prejudicial à visão e ao sono. Raphael Cardoso, de 23 anos, que gosta de jogar videogames, conta que os jogos de hoje em dia são muito envolventes e conseguem levá-lo para um mundo fantástico, e com isso ele passa horas na frente da TV sem perceber o tempo passar. "A gente se sente dentro do jogo, e quando vou ver eu acabo virando a noite sem dormir; e quando me dou por conta, já está amanhecendo". Raphael relatou que experimenta muitas dores de cabeça e atrás dos olhos, sintomas percebidos após longos períodos em frente à televisão.


Além disso, a internet é um recurso que obriga muitos usuários a passar horas expostos à tela, seja em frente ao computador ou ao celular. As redes sociais, em especial, atraem cada vez mais usuários para passarem horas em frente a uma tela. "Hoje em dia, as redes sociais acabam nos obrigando a ficar muito tempo expostos ao brilho da tela do celular. O Instagram e o TikTok, por exemplo, nos entretêm e consomem grande parte do nosso dia", disse a estudante de enfermagem Victoria Almeida.


Victoria relata que seu celular envia notificações de dados de tempo de uso semanal do aparelho e que, por meio desse recurso, consegue ter uma noção do tempo que passa em frente ao dispositivo. O relatório mostra que ela passa em média 9 horas e 36 minutos diariamente usando o celular e 36 horas semanais utilizando aplicativos de redes sociais


Para evitar problemas de saúde relacionados ao uso excessivo de telas, é importante estabelecer limites de tempo em frente aos aparelhos e priorizar outras atividades. Também é recomendado ajustar o brilho das telas, manter distância e piscar regularmente para evitar o cansaço ocular. A adoção de pausas regulares durante longos períodos em frente às telas e a prática de atividades físicas e ao ar livre também são estratégias para minimizar os efeitos negativos do uso excessivo de telas.

4 visualizações
bottom of page