top of page

Oficina‌ ‌de‌ ‌teatro‌ ‌do‌ ‌Centro‌ ‌Cultural‌ ‌Sobradinho‌ ‌promove‌ ‌técnicas‌ ‌de‌ ‌coletividade

  • goitacainforma
  • 12 de nov. de 2021
  • 2 min de leitura

Referência em cultura, educação, lazer e patrimônio, o Centro Cultural Sobradinho oferece cursos de arte, dança, música e teatro para a população de Quissamã.


Espaço de Sobradinho. Reprodução: Prefeitura Quissamã

Repórter: Patrick Mizrahi


O Centro Cultural, presente há 14 anos no município, conta com mais de 1.300 alunos matriculados entre as quase 20 oficinas. Com o inicio e decorrer da pandemia, as atividades estavam ocorrendo de forma on-line, com práticas e conteúdos através de videoconferência e em seu canal no YouTube. Agora com o avanço da vacinação e diminuição dos casos, as atividades estão retornando presencialmente aos poucos. A oficina de teatro é um deles.


Atendendo alunos a partir dos 12 anos de idade, o curso promove a união entre pessoas através das táticas ensinadas. As técnicas aplicadas são baseadas em estudos de Augusto Boal, diretor, dramaturgo e ensaísta brasileiro responsável por criar o método "teatro oprimido" e nos processos de criação coletiva.

Alunos em preparação no teatro. Reprodução: Instagram

A professora do curso, Leize Maciel, explica que a composição da técnica coletiva expressa-se em peças, esquetes e montagens no qual os atores e colaboradores contribuem com as suas ideias e improvisações. "Minha direção é sempre baseada na coletividade, não gosto de impor. Eu sempre gosto de ouvir os atores e coletar suas ideias, gosto de partir da ideia do coletivo", explicou. Leize também compartilha a sensação de ser professora no Sobradinho. "Me sinto desafiada, no sentindo de estarmos criando e inovando peças com reflexões cotidianas e também feliz por fazer dali uma família, pois os vínculos que cada aluno tem são grandes, não são apenas alunos mas são amigos", revelou. Atualmente, a professora e seus alunos estão se preparando para a apresentação 'Auto de Natal'.

Professora Leiza no Teatro. Reprodução: Instagram

Kauã Salles, aluno da oficina desde 2013, relata que nunca ficou um ano sequer sem ter participado. "Devo ter participado do elenco de, aproximadamente, 20 peças, entre essas existem aquelas bem grandes e outras pequenas. A maior parte das peças que fiz foram os Autos, de natal e da paixão de Cristo, além das peças temáticas de datas comemorativas como dias das mães e aniversário da cidade", completou. Kauã, que desde criança interessava-se em ser ator, revela que o teatro beneficia a sua vida. "Participar da oficina ativamente me ensinou a expressar mais meus sentimentos, interagir melhor com pessoas e entender que nem sempre somos a parte maior de algo, mas que somos importantes para o todo". Além dos benefícios psicológicos, Kauã afirma que as aulas aprimoraram sua leitura, dicção e escrita a ponto de ter escrito uma peça.


Kauã Salles atuando em peça. Reprodução: Instagram

Para fazer parte do grupo de teatro do Sobradinho é necessário ter a idade mínima de 6 anos. As inscrições começam no mês de dezembro, e é preciso levar documentos de identificação e comprovante de residência.

 
 
 

Kommentare


bottom of page